Esse gênio brasileiro está entre os mais inovadores no MIT

Inovação no Brasil surge com a Afrosaúde, uma plataforma que conecta profissionais de saúde negros a pacientes, promovendo diversidade e acessibilidade no setor.
Atualizado há 1 mês
Inovação no Brasil

Outros destaques

Decepções tecnológicas
Serviço de Localização de Emergência
computação quântica
Conflito entre WPEngine e WordPress
Cursos gratuitos.

Arthur Lima, dentista baiano, foi reconhecido como uma das pessoas mais inovadoras do Brasil pelo MIT Technology Review em 2024. Ele é cofundador da AfroSaúde, uma plataforma que conecta pacientes a dentistas negros, surgida após uma experiência pessoal que evidenciou a falta de representatividade na área da saúde. A ideia nasceu durante uma conversa em seu mestrado, quando uma colega pediu a indicação de um dentista negro, devido a um caso de racismo em um consultório.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com menos de 10 alunos negros em uma turma de 60, Arthur percebeu a necessidade de criar um projeto que facilitasse o acesso de pacientes a profissionais de saúde negros. Junto com Igor Leo Rocha, seu parceiro, ele transformou essa ideia em uma startup com impacto social. Desde 2019, a AfroSaúde se tornou a maior rede de profissionais de saúde negros no Brasil e agora se prepara para lançar o projeto Sankofa, que visa democratizar ainda mais o acesso à saúde.

O Impacto da AfroSaúde

A AfroSaúde não apenas conecta pacientes a dentistas, mas também busca aumentar a visibilidade e o impacto econômico dos profissionais da saúde negros. Em 2023, a média de ganhos para cada profissional que atendeu pela plataforma ultrapassou R$ 9 mil anuais. Além disso, a plataforma oferece consultas psicológicas a partir de R$ 70, buscando um equilíbrio entre custo e acessibilidade.

Reconhecimento Internacional

Arthur e Igor têm recebido reconhecimento internacional, incluindo prêmios como o World Summit Award 2024 na categoria saúde e bem-estar. A startup foi destaque em publicações como o Financial Times e Arthur participou de eventos globais, como a Assembleia Geral da ONU, onde teve a oportunidade de expandir sua rede de contatos e promover a AfroSaúde.

O Futuro da Saúde no Brasil

Com o lançamento do projeto Sankofa, a AfroSaúde pretende oferecer um modelo de assinatura que permitirá acesso a consultas com desconto e benefícios em saúde e educação. Arthur Lima acredita que a diversidade na saúde é crucial para um atendimento mais humano e eficaz, refletindo a realidade da população brasileira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Para mais informações sobre inovações no Brasil, confira também as últimas novidades da Samsung e os modelos de iPhone mais populares.

Arthur Lima e Igor Leo Rocha continuam a trabalhar para expandir a AfroSaúde, com a missão de transformar a forma como a saúde é acessada e percebida no Brasil, promovendo inclusão e representatividade.

Via Terra

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.