Esse gênio brasileiro está entre os mais inovadores no MIT

Inovação no Brasil surge com a Afrosaúde, uma plataforma que conecta profissionais de saúde negros a pacientes, promovendo diversidade e acessibilidade no setor.
Atualizado há 2 semanas
Inovação no Brasil

Outros destaques

Inteligência Artificial
relação do brasileiro com dinheiro
bastidores tecnológicos Senna Netflix
inclusão feminina na tecnologia
Experiência de compra

Arthur Lima, dentista baiano, foi reconhecido como uma das pessoas mais inovadoras do Brasil pelo MIT Technology Review em 2024. Ele é cofundador da AfroSaúde, uma plataforma que conecta pacientes a dentistas negros, surgida após uma experiência pessoal que evidenciou a falta de representatividade na área da saúde. A ideia nasceu durante uma conversa em seu mestrado, quando uma colega pediu a indicação de um dentista negro, devido a um caso de racismo em um consultório.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com menos de 10 alunos negros em uma turma de 60, Arthur percebeu a necessidade de criar um projeto que facilitasse o acesso de pacientes a profissionais de saúde negros. Junto com Igor Leo Rocha, seu parceiro, ele transformou essa ideia em uma startup com impacto social. Desde 2019, a AfroSaúde se tornou a maior rede de profissionais de saúde negros no Brasil e agora se prepara para lançar o projeto Sankofa, que visa democratizar ainda mais o acesso à saúde.

O Impacto da AfroSaúde

A AfroSaúde não apenas conecta pacientes a dentistas, mas também busca aumentar a visibilidade e o impacto econômico dos profissionais da saúde negros. Em 2023, a média de ganhos para cada profissional que atendeu pela plataforma ultrapassou R$ 9 mil anuais. Além disso, a plataforma oferece consultas psicológicas a partir de R$ 70, buscando um equilíbrio entre custo e acessibilidade.

Reconhecimento Internacional

Arthur e Igor têm recebido reconhecimento internacional, incluindo prêmios como o World Summit Award 2024 na categoria saúde e bem-estar. A startup foi destaque em publicações como o Financial Times e Arthur participou de eventos globais, como a Assembleia Geral da ONU, onde teve a oportunidade de expandir sua rede de contatos e promover a AfroSaúde.

O Futuro da Saúde no Brasil

Com o lançamento do projeto Sankofa, a AfroSaúde pretende oferecer um modelo de assinatura que permitirá acesso a consultas com desconto e benefícios em saúde e educação. Arthur Lima acredita que a diversidade na saúde é crucial para um atendimento mais humano e eficaz, refletindo a realidade da população brasileira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Para mais informações sobre inovações no Brasil, confira também as últimas novidades da Samsung e os modelos de iPhone mais populares.

Arthur Lima e Igor Leo Rocha continuam a trabalhar para expandir a AfroSaúde, com a missão de transformar a forma como a saúde é acessada e percebida no Brasil, promovendo inclusão e representatividade.

Via Terra

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.