Esses smartphones chineses estão espalhando vírus, diz estudo

Os smartphones chineses são bem populares atualmente, mas também podem apresentar perigos aos usuários
Avatar de Nalbert Gomes
13/02/2023 às 11:46 | Atualizado há 1 ano
smartphones chineses oppo

Atualmente, os smartphones chineses vem dominando o mercado de celulares Android. Com base nessa informação, alguns estudos foram feitos. E depois de muita análise, foi descoberto possivelmente que esses smartphones chineses, estão espalhando vírus. Vamos ver sobre isso abaixo.

Smartphones chineses estão espalhando vírus?

smartphones chineses xiaomi
(Imagem: Trusted Reviews)

Foi usado uma combinação de técnicas de análise de código estático e dinâmico para estudar os dados transmitidos pelos aplicativos de sistema pré-instalados em smartphones chineses Android de três dos fornecedores mais populares.

Foi descoberto que um número alarmante de sistemas pré-instalados, fornecedores e aplicativos de terceiros recebem privilégios perigosos.

Por meio da análise de tráfego, foi descoberto que esses pacotes transmitem para muitos domínios de terceiros informações confidenciais de privacidade relacionadas ao dispositivo do usuário (identificadores persistentes), geolocalização (coordenadas GPS, identificadores relacionados à rede)

Além de perfil do usuário (número de telefone, uso de aplicativos) e redes sociais (por exemplo, histórico de chamadas), sem consentimento ou mesmo notificação.

A coleta, que está ocorrendo nos smartphones chineses sem notificação ou consentimento, pode facilmente levar ao rastreamento persistente de usuários e ao fácil desmascaramento de suas identidades.

No estudo fabricantes de smartphones chineses como Xiaomi , OnePlus e Oppo Realme , alguns dos mais populares na China, estão coletando grandes quantidades de dados confidenciais de usuários por meio de seus respectivos sistemas operacionais, assim como uma variedade de aplicativos que vêm pré-instalados nos telefones.

Os dados também estão sendo roubados por uma variedade de outros apps privados, e os pesquisadores temem que os dispositivos em questão “enviem uma quantidade preocupante de informações de identificação pessoal (PII) não apenas para o fornecedor do dispositivo, mas também para provedores de serviços como o Baidu e para operadoras de redes móveis chinesas.”

smartphones chineses baidu
(Imagem: Hardware)

Dada a estreita relação da indústria privada com o governo chinês, é mais do que suficiente para levantar o espectro de preocupações mais amplas de vigilância para usuários móveis na China.

Para os pesquisadores, há claramente algum trabalho a ser feito quando se trata de respeitar a privacidade dos usuários chineses.

“No geral, nossas descobertas mostram um quadro preocupante do estado da privacidade dos dados do usuário no maior mercado Android do mundo e destacam a necessidade urgente de controles de privacidade mais rígidos para aumentar a confiança das pessoas comuns nas empresas de tecnologia, muitas das quais são parcialmente estatais. ” eles escrevem.

Os pesquisadores experimentaram vários smartphones chineses e realizaram análises de rede neles para entender o vazamento de dados relevante.

Em geral, os pesquisadores presumiram que o operador do dispositivo seria um “consumidor consciente da privacidade”, que optou por não enviar dados de análise e personalização aos provedores e não usa armazenamento em nuvem ou quaisquer outros serviços opcionais de terceiros.

As informações coletadas incluem dados confidenciais, em outras palavras, os destinatários desses dados teriam uma imagem bastante clara de quem está usando um determinado dispositivo, onde estão fazendo isso e com quem estão falando.

smartphones chineses oneplus
(Imagem: Trusted Reviews)

Os números dos smartphones chineses também estão vinculados a uma “ identificação de cidadão ” individual , o que significa que está inextricavelmente vinculado à identidade real e legal do usuário.

Todos esses dados estão sendo aspirados sem qualquer notificação ou consentimento do usuário, e não há como cancelar essa coleta de dados, de acordo com os pesquisadores.

A coleta também não para quando o dispositivo e o usuário saem da China, apesar do fato de que diferentes países têm diferentes leis de privacidade que devem impactar a forma como as informações são coletadas, disse o estudo.

Os pesquisadores descobriram que os dados eram enviados às operadoras móveis chinesas mesmo quando elas não estavam prestando serviço (por exemplo, quando nenhum cartão SIM havia sido inserido no dispositivo).

Se você está meio familiarizado com a postura geral da China em relação à privacidade de dados, deve achar que tudo isso é muito comum.

Mas as descobertas dos pesquisadores fornecem detalhes específicos sobre como, exatamente, os fabricantes de telefones chineses e sites de terceiros estão coletando ativamente os dados do usuário.

As descobertas do estudo também parecem ir contra a recente aprovação na China de uma lei de privacidade no estilo GDPR , que supostamente protege os consumidores chineses da coleta de dados sem consentimento.

É verdade que muitos vão falar que o mesmo ocorre, com outros celulares, e isso pode ser verdade. Por isso é importante sempre conhecer mais sobre sua privacidade, e melhorar ela.

Agora diga para nós, o que você acha sobre toda essa coleta de informações secretas, que estão sendo realizados pelos smartphones chineses? Você se preocupa com isso, ou não liga que seus dados estejam sendo pegos? Diga para nós nos comentários abaixo.

Fonte: Gizmodo, arXiv

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Nalbert Gomes
Gosto muito quando o assunto é tecnologia, acompanho de perto sempre me atualizando, me dedicando ao Tekimobile ao desenvoler noticias exatas, no tempo correto.
SUGESTÕES PARA VOCÊ