O sétimo voo de teste da Starship, realizado pela SpaceX, enfrentou problemas. A nave não tripulada explodiu após se separar do propulsor Super Heavy. Diferentes órgãos, como a FAA, estão acompanhando a situação e investigando as causas.
Detritos da Starship causam desvio de voos e garantem o entretenimento, diz Musk
A SpaceX realizou o sétimo teste de voo do foguete Starship na quinta-feira. A nave Starship, sem tripulação, explodiu logo após a separação do propulsor Super Heavy. Diferentes órgãos, como a FAA, estão acompanhando a situação e investigando as causas.
Vídeos dos destroços caindo sobre o Caribe começaram a circular nas redes sociais. Elon Musk, CEO da SpaceX, comentou que o “entretenimento é garantido” a cada lançamento da Starship. Vale lembrar que Elon Musk comentou sobre a falha da Starship após o sétimo voo.
FAA alerta pilotos sobre destroços e voos são desviados
A Administração Federal de Aviação (FAA) teve que alertar os pilotos sobre uma “área perigosa para queda de destroços do foguete Starship”. Vários voos sobre o Caribe tiveram que se desviar de suas rotas. Voos comerciais e de carga da JetBlue, Spirit e FedEx aparentaram estar retornando, segundo softwares de rastreamento de voos.
A FAA confirmou que “desacelerou e desviou brevemente as aeronaves ao redor da área onde os destroços do veículo espacial estavam caindo”. As operações aéreas já retornaram à normalidade. Os destroços foram avistados perto das Ilhas Turks e Caicos, no Caribe, a cerca de 2.600 km da base de lançamento da SpaceX, no Texas.
Leia também:
SpaceX investiga causas da explosão e analisa voo do propulsor
A SpaceX perdeu contato com a Starship logo após a separação do propulsor Super Heavy. A empresa investiga as causas da desintegração da nave durante o voo. O plano original era que a Starship realizasse uma queima de pouso sobre o Oceano Índico, cerca de uma hora após o lançamento.
O propulsor Super Heavy, por sua vez, cumpriu o objetivo da missão. Retornou ao local de lançamento e pousou com sucesso na torre de lançamento. A NASA planeja usar a Starship em missões lunares, possivelmente até mesmo em Marte, como parte do programa Artemis.
Bill Nelson parabeniza a SpaceX e destaca a importância dos testes
Bill Nelson, ex-chefe da NASA, parabenizou a SpaceX pelo sétimo voo de teste da Starship e pelo segundo pouso bem-sucedido do propulsor. Nelson ressaltou que “voos espaciais não são fáceis”. “É tudo menos rotina. É por isso que esses testes são tão importantes. Cada um nos aproxima do nosso caminho para a lua e depois para Marte, através do programa Artemis”.
A Atualização HyperOS Xiaomi pode estar relacionada a outras noticias sobre a empresa chinesa Xiaomi que projeta vendas de veículos elétricos bem acima do esperado.
Este conteúdo foi produzido com auxilio de Inteligência Artificial e revisado pelo Editor.
Via Digital Trends