A Mozilla está apresentando a RegretsReporter, uma nova extensão do navegador que permite aos usuários do YouTube “doar” suas recomendações em nome de ajudar os pesquisadores a entender melhor o algoritmo da plataforma de vídeo. O YouTube é criticado há muito tempo por seu sistema de recomendação opaco, que às vezes leva os usuários a buracos de coelho, dando “recomendações lamentáveis”.
Por meio da extensão do navegador, que está disponível para Chrome e Firefox, pesquisadores e especialistas externos poderão estudar que tipo de conteúdo leva a plataforma de vídeo a sugerir conteúdo violento, racista ou conspiratório. Além disso, a Mozilla deseja identificar os padrões que acionam essas recomendações e tornará suas descobertas públicas.
Ashley Boyd, vice-presidente de defesa da Mozilla, escreveu em um postagem do blog:
“Conforme você navega no YouTube, a extensão enviará automaticamente dados sobre quanto tempo você passa na plataforma, sem coletar nenhuma informação sobre o que você está assistindo ou pesquisando.”
Os usuários serão incentivados a relatar recomendações preocupantes que encontrarem, além de descrever o tipo de conteúdo que levou a isso. Boyd garantiu aos usuários que os dados coletados serão vinculados a uma ID de usuário gerada aleatoriamente, o que minimizará o risco de os usuários serem identificados.
Leia também:
A extensão não é a primeira vez que a Mozilla invoca o algoritmo do YouTube. No ano passado, deu recomendações sobre as mudanças que o YouTube deve fazer.