Na era da informação que vivemos, muitas notícias falsas são espalhadas pelo WhatsApp sem qualquer confirmação, as famosas Fake News, tão faladas atualmente na mídia. Um homem no México acabou morto por linchamento devido a uma corrente de informações falsas.
Fake news do WhatsApp leva homem a morte
Uma falsa notícia foi a causa da morte de um ex-assessor da Câmara dos Deputados do México, na sexta feira (10/06). Daniel Picazo, de 31 anos, foi acusado por meio de uma notícia falsa que ele estaria na cidade de Papatlazolco com intuito de sequestrar crianças.
A Fake news foi disseminada em muitos grupos do WhatsApp por todo o país. O resultado é que o homem foi cercado por uma multidão de cerca de 200 pessoas.
O grupo o espancou até a morte, então jogaram gasolina sobre seu corpo e atearam fogo. A polícia foi acionada, mas ao chegar a multidão havia bloqueado a passagem. Quando conseguiram chegar ao chegar no local, Daniel já estava sem vida. O governo local emitiu o seguinte comunicado:
“A justiça com as próprias mãos não é justiça, e sim barbárie. As autoridades competentes já estão investigando o ocorrido para determinar responsabilidades”
Leia também:
A morte foi confirmada nas redes sociais da Câmara dos Deputados do México, além disso eles também lamentam o ocorrido. Veja abaixo a confirmação feita nas redes sociais.
Las diputadas y los diputados de la LXV Legislatura lamentamos el sensible fallecimiento del abogado:
— Cámara de Diputados (@Mx_Diputados) June 12, 2022
Daniel Picazo
Quien hasta marzo de 2022 se desempeñó como asesor en esta Cámara.
Nos unimos a la pena que embarga a familiares y amigos, deseándoles pronta resignación. pic.twitter.com/YLzHMtGTLj
Disseminar notícias falsas pode ser muito perigoso, mesmo que seja feito de maneira inocente. Agora diga para nós, você já foi alvo de notícias falsas? Costuma enviar notícias sem fazer uma verificação antes? Diga para nós nos comentários abaixo, e compartilhe para conscientizar mais pessoas.
Fonte: Correio Braziliense