O Projeto Fedora lançou O Fedora 33 traz hoje novos softwares como o GNOME 3.38. Uma mudança notável na estação de trabalho Fedora é que BTRFS agora é o sistema de arquivos padrão. O BTRFS está no radar dos usuários do Linux há anos, mas só agora é considerado estável o suficiente para o Fedora.
Com o BTRFS, os usuários do Fedora 33 ganharão um sistema de arquivos copy-on-write que possui recursos avançados, incluindo detecção de erros, tolerância a falhas, recuperação, compressão transparente, instantâneos baratos, gerenciamento de volume integrado e fácil administração. Quando comparado ao sistema de arquivos EXT4, o BTRFS suporta tamanhos de volume maiores, tamanhos de arquivo maiores, um número maior de arquivos e nomes de arquivo mais longos.
Algumas outras melhorias disponíveis no Fedora 33 pertencem a linguagens de programação e pacotes de biblioteca do sistema; como essa distribuição é usada por muitos desenvolvedores, é importante que ela seja fornecida com o software mais recente, especialmente nessas categorias. O Fedora 33 vem com Python 3.9, Ruby on Rails 6.0 e Perl 5.32. O editor de texto nano também foi definido como o padrão, mas isso pode ser alterado se o usuário tiver outra preferência.
Se você quiser experimentar a nova versão do Fedora, basta acessar o site do projeto onde você poderá baixar as edições Workstation, Server e IoT do Fedora 33. Se você não é um grande fã da área de trabalho GNOME, pode verificar o Fedora Spins que também foram atualizados, mas vêm com diferentes ambientes de desktop que você pode preferir. Finalmente, há Fedora Labs que oferece o Fedora spins para tarefas específicas como astronomia, neurociência, design gráfico, jogos, produção musical, ensino de Python, segurança digital, robótica e ciência em geral.
Leia também: