Ferramenta gratuita ajuda a prolongar a vida útil da bateria do MacBook

Conheça uma ferramenta gratuita que limita a carga da bateria do MacBook a 80%, prolongando sua vida útil e melhorando o desempenho.
Atualizado há 11 horas
Ferramenta gratuita ajuda a prolongar a vida útil da bateria do MacBook
Prolongue a vida útil do seu MacBook limitando a carga da bateria a 80%. (Imagem/Reprodução: Digitaltrends)
Resumo da notícia
    • Uma ferramenta gratuita chamada Actually Mentor ajuda a prolongar a vida útil da bateria do MacBook, limitando a carga a 80%.
    • O objetivo é reduzir o desgaste da bateria e melhorar o desempenho do dispositivo a longo prazo.
    • Usuários de MacBook podem economizar com substituições de bateria e manter o dispositivo funcionando por mais tempo.
    • A ferramenta é de código aberto e funciona apenas em MacBooks com processadores Apple silicon.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As baterias dos nossos eletrônicos, como iPhones e MacBooks, sofrem desgaste ao longo do tempo. Com o uso contínuo, a capacidade de reter carga diminui, impactando a performance dos dispositivos. Mas existe uma forma de minimizar esse problema? Uma ferramenta gratuita pode ser a solução para prolongar a vida útil da bateria do seu MacBook, limitando a carga e otimizando o desempenho.

O uso constante faz com que a bateria perca sua capacidade máxima. Isso significa que seu dispositivo não durará tanto tempo quanto antes, mesmo que os MacBooks geralmente tenham um desempenho melhor do que os computadores Windows nesse aspecto. Com a bateria perdendo a capacidade de fornecer energia de forma eficiente, o sistema realiza otimizações que podem resultar em lentidão. A substituição da bateria acaba sendo inevitável.

Claro, não existe mágica para impedir a degradação da bateria. No entanto, podemos tentar retardar esse processo para que ela dure mais. A Apple permite que os usuários de iPhone limitem o carregamento a 80%. Infelizmente, não há uma solução semelhante para MacBooks. Mas a comunidade de desenvolvedores criou algumas ferramentas para ajudar.

Solução para a Saúde da bateria do MacBook

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao longo dos anos, a comunidade de código aberto criou algumas ferramentas de gerenciamento de bateria para Mac. No entanto, muitos desses projetos desapareceram à medida que a Apple mudou do processador Intel para o seu próprio silicon. Os poucos que restaram são bastante caros.

Recentemente, descobri uma ferramenta que faz o trabalho: o Actually Mentor. Este aplicativo gratuito de código aberto tem um objetivo principal: limitar a bateria do seu MacBook a 80%. Embora funcione apenas no Apple silicon, ele foi adaptado com suporte expandido e mais recursos.

Leia também:

O aplicativo é bem simples. Ele fica na barra de menu e oferece apenas uma pequena janela suspensa como interface do usuário. A instalação é simples, e tudo o que você precisa fazer é conceder acesso de administrador para que ele funcione.

Em termos de funcionalidade, tudo gira em torno do limite de carga de 80%. Se a bateria estiver acima desse nível, o aplicativo pode descarregá-la manualmente para atingir a meta, mesmo que o cabo de carregamento esteja conectado.

Durante o carregamento, assim que a bateria atinge 80%, o processo é pausado. Quando o nível cai abaixo disso, o carregamento é retomado. Simplificando, seu MacBook nunca ultrapassará um determinado nível de carga.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Felizmente, a funcionalidade do aplicativo permanece ativa mesmo que você o feche ou reinicie o sistema. Se precisar de mais controle, recomendo um fork do Actually Mentor chamado Battery Optimizer for Mac. Este funciona com Macs Intel e Apple silicon, substitui o ícone de bateria do macOS por um indicador de nível de carregamento baseado em hardware, permite calibração periódica, permite temporariamente uma carga completa, cria um log e mostra relatórios de status.

Por que limitar a carga da bateria do MacBook?

Antes de instalar um aplicativo como o Actually Mentor, vale a pena considerar algumas questões. Será que manter a carga em 80% realmente faz diferença? O recurso de “Carregamento Otimizado” da Apple já não resolve isso? Vamos começar abordando a primeira pergunta.

Estudos indicam que as baterias de íon de lítio, comumente encontradas em laptops, sofrem estresse quando expostas a altas temperaturas. Da mesma forma, manter uma bateria constantemente em alta voltagem pode prejudicar sua composição iônica.

O ideal é que uma célula de íon de lítio não permaneça na voltagem máxima por longos períodos. Reduzir a voltagem máxima de carga pode prolongar a vida útil da bateria em centenas de ciclos. Além disso, a perda de capacidade da bateria está relacionada à profundidade de descarga. Testes sugerem que descarregar a bateria até cerca de 85% oferece a melhor longevidade, embora o limite inferior possa variar.

De acordo com uma análise técnica detalhada, “a vida útil da bateria de um laptop pode ser prolongada diminuindo a voltagem de carga quando conectado à rede elétrica”. Para facilitar o uso desse recurso, o dispositivo deve ter um modo de “Vida Longa” que mantenha a bateria em 4,05V/célula e ofereça um SoC de cerca de 80%.

É aqui que ferramentas como o Actually Mentor e o Al Dente entram em ação. Mas e quanto ao “Carregamento Otimizado”, que já está integrado ao macOS?

Tecnicamente, ele não limita o nível de carregamento a 80%, mas apenas retarda o processo, conhecido como carregamento lento. A Apple explica que “seu Mac atrasa o carregamento acima de 80% quando prevê que você ficará conectado por um longo período e tenta carregar totalmente a bateria antes de você desconectar”.

Qual a melhor abordagem para manter a Saúde da bateria do MacBook?

Os desenvolvedores do Al Dente sugerem que manter o limite de carga entre 50% e 80% pode otimizar a vida útil da bateria do seu MacBook a longo prazo. O Actually Mentor, por outro lado, adota uma abordagem mais direta, bloqueando o limite superior em 80% sem considerar o limite inferior para descarregamento.

Como usuário, prefiro a última abordagem, pois simplifica o processo. Além disso, você pode ativar ou desativar esse limite facilmente. Se você deseja maximizar a vida útil da bateria do seu Mac, o Actually Mentor é uma excelente opção.

Vale ressaltar a importância de usar o carregador oficial ou opções de terceiros que atendam aos critérios de voltagem e corrente da Apple. Carregadores de baixa qualidade podem superaquecer e causar flutuações de voltagem, representando riscos de segurança.

Em resumo, é recomendável utilizar os acessórios originais da Apple e complementar com utilitários como o Actually Mentor para otimizar a saúde da bateria do MacBook. E o melhor de tudo é que se trata de um projeto de código aberto, em constante evolução com o feedback dos usuários.

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.

Via Digital Trends

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.