O filme Ainda Estou Aqui (2024) marcou história ao ser indicado ao Oscar 2025 na categoria de Melhor Filme. Saiba mais sobre outros filmes brasileiros no Oscar que já concorreram à premiação e onde assisti-los.
Filmes brasileiros no Oscar: Uma retrospectiva de sucessos nacionais
Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles (Paris, Te Amo), concorre também nas categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, com Fernanda Torres. Mas ele não é o único! Clássicos como Central do Brasil (1999), O Beijo da Mulher-Aranha (1986) e Cidade de Deus (2004) já representaram o Brasil no Oscar, embora não tenham conquistado a estatueta. Felizmente, muitos desses filmes estão disponíveis em plataformas de streaming como Globoplay e Netflix.
Para os amantes do cinema nacional, o TechTudo preparou uma lista com 14 filmes brasileiros no Oscar, disponíveis em plataformas de streaming. A seguir, detalhes sobre cada um deles e onde assisti-los.
Ainda Estou Aqui (2025)
Indicado a Melhor Filme, Melhor Atriz e Melhor Filme Internacional no Oscar 2025, Ainda Estou Aqui, disponível no Globoplay, também está em cartaz nos cinemas. Baseado na obra de Marcelo Rubens Paiva, o longa se passa em 1971, durante a ditadura militar, e acompanha Eunice Paiva na busca por seu marido desaparecido. Com Fernanda Torres e Selton Mello, a direção é de Walter Salles. O filme tem nota 8.9 no IMDb e 95% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Democracia em Vertigem (2020)
Disponível na Netflix, este documentário de Petra Costa (Olmo e a Gaivota) aborda o impeachment de Dilma Rousseff, explorando os bastidores do poder e as divisões políticas e sociais do Brasil. Indicado a Melhor Documentário em 2020, tem nota 7.3 no IMDb e 97% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Leia também:
O Menino e o Mundo (2016)
Indicado a Melhor Animação em 2016, O Menino e o Mundo, disponível no Globoplay, acompanha um menino em busca do pai, encontrando um mundo desigual e cheio de cores e música. Dirigido por Alê Abreu (Perlimps), conta com as vozes de Vinicius Garcia e Marco Aurélio Campos. Tem nota 7.5 no IMDb e 93% de aprovação no Rotten Tomatoes.
O Sal da Terra (2015)
Disponível no Amazon Prime Video via Curta! On, este documentário biográfico dirigido por Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado retrata a vida e a obra do fotógrafo Sebastião Salgado, explorando suas expedições e seu olhar sobre a humanidade e as desigualdades sociais. Indicado a Melhor Documentário em 2015, o filme tem nota 8.4 no IMDb e 94% de aprovação no Rotten Tomatoes. Você sabia que existem diversas plataformas de streaming com diferentes opções de filmes? Para saber mais sobre os melhores animes para assistir, veja este artigo.
Lixo Extraordinário (2011)
Indicado a Melhor Documentário em 2011, este longa acompanha o trabalho do artista Vik Muniz com catadores de materiais recicláveis em Jardim Gramacho, Rio de Janeiro. Disponível no YouTube, o filme mostra a transformação do lixo em obras de arte e as histórias de vida dessas pessoas. A direção é de Lucy Walker (Traga Sua Própria Brigada).
Mais filmes brasileiros no Oscar: sucesso em diferentes gêneros
Cidade de Deus (2004)
Com quatro indicações ao Oscar 2004, Cidade de Deus, disponível na Netflix, é um marco do cinema nacional. Ambientado em uma favela do Rio de Janeiro, acompanha a ascensão do crime organizado pela perspectiva de Buscapé, um jovem que sonha em ser fotógrafo. Dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund, tem nota 8.6 no IMDb e 91% de aprovação no Rotten Tomatoes. Se você gosta de acompanhar os lançamentos de filmes, talvez se interesse por esta lista de cinco filmes imperdíveis para 2025.
Uma História de Futebol (2001)
Disponível no YouTube, este curta-metragem dirigido por Paulo Machline acompanha as memórias de infância de Zuza, que jogava futebol com Pelé nos anos 1950. Indicado a Melhor Curta de Ficção em 2001, conta com narração de Antônio Fagundes e tem nota 7.2 no IMDb.
Central do Brasil (1999)
Clássico disponível na Globoplay e Netflix, Central do Brasil, dirigido por Walter Salles, foi indicado a Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz em 1999. Estrelado por Fernanda Montenegro, a trama acompanha uma professora aposentada e um menino órfão em uma jornada pelo interior do Brasil. O filme tem nota 8 no IMDb e 94% de aprovação no Rotten Tomatoes.
O Que é Isso, Companheiro? (1998)
Disponível no Globoplay, este filme baseado no livro de Fernando Gabeira, dirigido por Bruno Barreto, narra a história de militantes durante a ditadura militar. Indicado a Melhor Filme Internacional em 1998, tem nota 7.4 no IMDb e 75% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Mais sobre os filmes brasileiros no Oscar
O Quatrilho (1996)
Disponível no Globoplay, O Quatrilho, dirigido por Fábio Barreto, concorreu na categoria de Melhor Filme Internacional em 1996. Ambientado em 1910, acompanha dois casais de imigrantes italianos no sul do Brasil. Tem nota 6.8 no IMDb e 51% de aprovação no Rotten Tomatoes.
O Beijo da Mulher-Aranha (1986)
Disponível na Globoplay, este thriller romântico, dirigido por Héctor Babenco, é uma adaptação da obra de Manuel Puig. Indicado a Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator e Melhor Roteiro Adaptado em 1986, tem nota 7.3 no IMDb e 86% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Raoni (1979)
Disponível no YouTube, este documentário dirigido por Jean-Pierre Dutilleux e Luiz Carlos Saldanha, acompanha o líder indígena Raoni em sua luta pela preservação da Amazônia. Indicado a Melhor Filme Documentário em 1979, tem nota 6.6 no IMDb.
O Pagador de Promessas (1963)
Disponível no Globoplay, O Pagador de Promessas, escrito e dirigido por Anselmo Duarte, foi indicado a Melhor Filme Internacional em 1963. Ambientado na década de 1960, acompanha Zé do Burro em sua jornada para cumprir uma promessa. O filme tem nota 8.3 no IMDb e 100% de aprovação no Rotten Tomatoes. Quer saber mais sobre como funcionam os serviços de streaming? Confira aqui informações adicionais sobre o tema.
Orfeu Negro (1960)
Disponível no YouTube, Orfeu Negro, dirigido por Marcel Camus, ganhou o Oscar de Melhor Filme Internacional em 1960. Ambientado no Rio de Janeiro durante o Carnaval, narra a história de Orfeu e Eurídice. Tem nota 7.4 no IMDb e 88% de aprovação no Rotten Tomatoes. Embora seja um filme brasileiro, baseado na peça de Vinícius de Moraes, o Oscar foi para a França devido à nacionalidade do diretor.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via TechTudo