Filmes sem Oscar: 10 grandes clássicos que surpreendentemente não foram premiados

Filmes sem Oscar: Descubra 10 clássicos aclamados que surpreendentemente não ganharam o prêmio principal. Saiba mais!
Atualizado há 3 meses
Filmes sem Oscar
Filmes sem Oscar

Você já se perguntou quais filmes sem Oscar são considerados clássicos e amados pelo público? A premiação do Oscar reconhece filmes de alta qualidade, mas alguns dos maiores sucessos da história do cinema ficaram de fora da principal categoria. Este texto lista dez filmes renomados que, apesar do sucesso de crítica e público, não levaram a estatueta de Melhor Filme.

Dez Filmes sem Oscar: Sucessos que Faltou o Troféu

O TechTudo preparou uma lista com dez produções aclamadas que, mesmo com grande repercussão, não conquistaram o Oscar de Melhor Filme. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um deles, incluindo enredo, elenco e onde assisti-los.

1. Os Bons Companheiros (1990)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dirigido pelo mestre Martin Scorsese (O Lobo de Wall Street), Os Bons Companheiros narra a história da máfia italiana em Nova York, baseada em fatos reais. A trama acompanha Henry Hill e sua relação com a esposa Karen, e os comparsas Jimmy Conway e Tommy DeVito, interpretados por Ray Liotta, Robert De Niro e Joe Pesci, respectivamente. Apesar das seis indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme, apenas Joe Pesci venceu como Melhor Ator Coadjuvante. Disponível na Max (antiga HBO Max) e para alugar no Apple TV+, o filme tem nota 8,7 no IMDb e 94% de aprovação no Rotten Tomatoes.

2. O Segredo de Brokeback Mountain (2005)

Adaptação do livro de Annie Proulx, este romance LGBTQIA+ proibido conta a história de Jack e Ennis, dois cowboys que se apaixonam em 1963. Heath Ledger e Jake Gyllenhaal estrelam como os protagonistas, vivendo um relacionamento secreto em meio à homofobia da época. Apesar de não vencer como Melhor Filme, ganhou três estatuetas no Oscar e quatro Globos de Ouro, incluindo Melhor Filme. Disponível no Disney+ e Amazon Prime Video, possui nota 7,7 no IMDb e 88% de aprovação no Rotten Tomatoes.

3. Cidadão Kane (1941)

Obra-prima de Orson Welles, Cidadão Kane acompanha a ascensão e queda de Charles Foster Kane, um magnata da mídia americana. Sua misteriosa última palavra, “Rosebud”, impulsiona uma investigação jornalística sobre sua vida. Estrelado por Orson Welles, Joseph Cotten e Dorothy Comingore, o filme foi indicado a nove categorias do Oscar, vencendo apenas como Melhor Roteiro. Disponível para alugar no Amazon Prime Video, tem nota 8,3 no IMDb e 99% de aprovação no Rotten Tomatoes.

Leia também:

4. Touro Indomável (1980)

Mais um clássico de Martin Scorsese, Touro Indomável retrata a vida do boxeador Jake LaMotta. Robert De Niro e Joe Pesci reprisam a dupla de Os Bons Companheiros, interpretando Jake e Joey LaMotta, respectivamente. O filme venceu duas categorias no Oscar, incluindo Melhor Ator para De Niro, mas não o de Melhor Filme. Com nota 8,1 no IMDb e 92% no Rotten Tomatoes, está disponível para alugar no Amazon Prime Video e Apple TV+.

5. Taxi Driver (1976)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dirigido por Martin Scorsese e estrelado por Robert De Niro e Jodie Foster, Taxi Driver acompanha Travis Bickle, um veterano de guerra que trabalha como taxista noturno em Nova York. Sua vida muda ao conhecer Iris, uma jovem prostituta. Apesar de não ter ganhado nenhum Oscar, recebeu a Palma de Ouro em Cannes. Disponível na Netflix, Max e Amazon Prime Video, e para alugar no Apple TV+, possui nota 8,2 no IMDb e 87% de aprovação no Rotten Tomatoes.

6. Psicose (1960)

Considerado um dos maiores clássicos de suspense, Psicose, de Alfred Hitchcock, apresenta Marion, que se hospeda em um motel administrado pelo perturbado Norman Bates. Com atuações memoráveis de Janet Leigh e Anthony Perkins, o longa, apesar das quatro indicações ao Oscar, não venceu nenhuma categoria. Disponível no Telecine e para alugar no Apple TV+, tem nota 8,5 no IMDb e 97% de aprovação no Rotten Tomatoes.

7. O Resgate do Soldado Ryan (1988)

Neste filme de guerra, o Capitão Miller (Tom Hanks) e seus soldados têm a missão de resgatar o soldado Ryan (Matt Damon) na Normandia. Vencedor de cinco Oscars, O Resgate do Soldado Ryan não conquistou a categoria principal. Disponível na Netflix, Globoplay e gratuitamente no Mercado Play, possui nota 8,6 no IMDb e 94% no Rotten Tomatoes.

8. Dr. Fantástico (1964)

Em Dr. Fantástico, de Stanley Kubrick, o General Jack D. Ripper desencadeia um ataque nuclear não autorizado. Peter Sellers brilha em múltiplos papéis neste drama cômico. Indicado a quatro categorias, não venceu nenhuma. Disponível na Max e para alugar no Apple TV+, tem nota 8,3 no IMDb e 98% no Rotten Tomatoes.

9. Cidade de Deus (2004)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Clássico do cinema brasileiro, dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund, Cidade de Deus acompanha a vida de Buscapé em meio à violência do Rio de Janeiro dos anos 70. Com atuações marcantes de Alexandre Rodrigues e Leandro Firmino, foi indicado a quatro categorias do Oscar, sem vitórias. Disponível na Netflix, Max e Globoplay, tem nota 8,6 no IMDb e 71% no Rotten Tomatoes.

10. Faça a Coisa Certa (1989)

Dirigido e estrelado por Spike Lee, Faça a Coisa Certa retrata tensões raciais em um bairro de Nova York. Com Samuel L. Jackson em um de seus primeiros papéis de destaque, o filme foi indicado a duas categorias do Oscar, sem vencer nenhuma. Disponível no Telecine e para alugar no Apple TV+, tem nota 7,9 no IMDb e 92% no Rotten Tomatoes.

Com informações de IMDb, Rotten Tomatoes e JustWatch.

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.

Via TechTudo

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.