▲
- A LG encerrou sua atuação no mercado de smartphones, saindo oficialmente do setor no Brasil.
- Para usuários, isso significa o fim de atualizações, suporte técnico e venda de peças para os celulares LG.
- Essa decisão demonstra a evolução difícil no setor de tecnologia, marcado por forte competição e inovação.
- Usuários de dispositivos Android podem migrar para aparelhos Samsung, que continuam a inovar com novidades.
O mercado de smartphones é bastante competitivo. Empresas que já foram líderes podem desaparecer rapidamente, e apenas as que se adaptam e buscam inovar conseguem se manter. Essa é uma realidade dura para muitas marcas.
A LG, que um dia foi uma das principais concorrentes coreanas da Samsung no setor de celulares, agora se encontra praticamente fora do cenário. A empresa deu o último passo que marca o fim de sua jornada em um negócio dominado pela Samsung.
A persistência da Samsung no mercado de smartphones
No meio e final dos anos 2000, parecia que empresas como Nokia, HTC, LG, BlackBerry e muitas outras eram grandes demais para falir. Elas desenvolviam bons aparelhos, testavam novas ideias e a concorrência era muito acirrada. No entanto, com a transição para os formatos de dispositivos que vemos hoje, muitas dessas empresas perderam o rumo e ficaram para trás. Por exemplo, a aquisição da divisão de smartphones da Nokia pela Microsoft acabou sendo um fracasso.
A BlackBerry, mesmo tentando se reinventar como uma fabricante de celulares Android, nunca conseguiu se firmar novamente no mercado, enquanto a HTC simplesmente desapareceu. Mesmo com a Samsung crescendo e consolidando seu domínio sul-coreano no mercado de smartphones, a LG não conseguiu acompanhar o ritmo. A situação levou a empresa a decidir sair completamente do negócio de celulares em julho de 2021.
Naquela época, os celulares LG já eram difíceis de encontrar na maioria das regiões do mundo, mas a marca ainda tinha alguma presença na Coreia do Sul. O rival coreano da Samsung no segmento de smartphones não conseguia mais competir. Se você tem um aparelho da Samsung e quer saber mais sobre como otimizar o uso, confira este artigo sobre como ter 1 ano grátis de Perplexity Pro no seu Samsung.
Leia também:
O fim do suporte oficial para dispositivos LG
A LG agora interrompeu qualquer tipo de suporte para seus dispositivos móveis. Isso significa que a empresa não vai mais fornecer peças de reposição novas, não haverá atualizações de software e nem mesmo serviços de pós-venda, como reparos, por meio dos canais oficiais. Para usuários de celulares Samsung, novas funcionalidades são sempre bem-vindas, como visto no lançamento do programa beta One UI 8 Watch da Samsung, que traz uma nova organização de aplicativos para smartwatches.
Essa medida pode causar pouco transtorno para os poucos proprietários de celulares LG na Coreia do Sul, que representam apenas 1% do mercado doméstico total. A maioria, se não todos, desses usuários provavelmente acabará migrando para um aparelho Samsung Galaxy. Muitos usuários de aparelhos Android buscam também novidades para seus dispositivos, como as atualizações visuais no Gmail com estilo Material 3, que melhoram a experiência de uso.
Esse movimento da LG mostra o quanto o setor de tecnologia é dinâmico e exigente. Empresas precisam estar sempre atentas às mudanças e dispostas a se reinventar para sobreviver e prosperar. Apenas a inovação constante e a capacidade de entender o que o mercado precisa garantem a longevidade.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via SamMobile