Fim de uma era: a Nintendo descontinuou o portátil 3DS

Site oficial da Nintendo noticiou que depois de 9 anos, a empresa japonesa parou a produção do portátil Nintendo 3Ds.
Avatar de Redação
17/09/2020 às 12:35 | Atualizado há 4 anos
Fim de uma era: a Nintendo descontinuou o portátil 3DS

Finalmente aconteceu: a Nintendo descontinuou a família de consoles Nintendo 3DS, após nove anos desde o lançamento oficial do console. O site japonês da empresa foi atualizado para indicar que a produção terminou, marcando o fim do último verdadeiro console de jogos portátil da Nintendo.

O Nintendo 3DS estreou originalmente em Março de 2011, com um preço de lançamento de pouco menos de $ 250. Ele não decolou imediatamente, graças ao alto custo e biblioteca de jogos sem brilho, mas dentro de alguns meses a Nintendo oficialmente anunciou um corte de preço, e naquela temporada de férias viu o lançamento de títulos de grande sucesso, como Super Mario 3D Land e Mario Kart 7, que começou a mudar as coisas para o sistema.

Ao longo de sua vida, o Nintendo 3DS recebeu inscrições em muitas das franquias populares da Nintendo. Versões remasterizadas de The Legend of Zelda: Ocarina of Time e máscara de Majora foram lançados, bem como os originais Zelda jogos na forma de Triforce Heroes e uma conexão entre mundos; Mario obteve mais representação com New Super Mario Bros. 2; dois Kirby jogos foram lançados – Triplo Deluxe e Planet Robobot – e até mesmo franquias inativas, como Metroid foram trazidos de volta com títulos como Metroid: Samus Returns um remake de Metroid II, e o jogo spin-off original Força da Federação Metroid Prime. Não seria um portátil Nintendo sem Pokémon, e o 3DS deu as boas-vindas a duas gerações de jogos da franquia, começando com Pokémon X e Y em 2013, até o lançamento do Pokémon Ultra Sun e Ultra Moon em 2017.

Fim de uma era: a Nintendo descontinuou o portátil 3DS 2
Novo Nintendo 3DS XL

O console também teve seu quinhão de revisões em sua vida. O Nintendo 3DS XL foi lançado com telas maiores em 2012 e, em 2013, a Nintendo lançou o 2DS, abandonando o formato clamshell pela primeira vez desde o GameBoy Micro em 2005, e também removendo o recurso 3D para reduzir o custo. Todos os três modelos acabariam por receber atualizações, com o Novo Nintendo 3DS e 3DS XL chegando ao mesmo tempo em 2015 com processadores, controles, câmeras e 3D atualizados, e um Novo Nintendo 2DS XL lançado em 2017, trazendo de volta o design de concha e alto-falantes estéreo a um preço mais baixo. Ao todo, a Nintendo vendeu 75,87 milhões de unidades da família 3DS, e embora possamos ver esses números aumentarem um pouco mais à medida que o estoque é retirado das lojas, é seguro dizer que ele permanecerá nessa estimativa.

Em 2017, o Nintendo Switch lançado, e sendo um console híbrido, estava claro que o 3DS acabaria por deixar o palco. A Nintendo continuou apoiando o portátil, principalmente com versões remasterizadas ou aprimoradas de jogos anteriores lançados entre 2017 e 2019, mas seus maiores esforços têm sido no híbrido. No ano passado, a empresa lançou o Nintendo Switch Lite, uma versão portátil do console, que empurrou o 3DS ainda mais para fora de cena. Agora, a empresa finalmente desligou completamente.

Você tinha um Nintendo 3DS? Que memórias você tem dele e dos seus jogos? Deixe-nos saber nos comentários!

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ