▲
- A Fase 5 do MCU terminou oficialmente em 2023, com 17 lançamentos e um projeto cancelado.
- O conteúdo explica o percurso, desafios e mudanças na linha do tempo do universo Marvel.
- O impacto dessas mudanças revela as novas propostas e obstáculos enfrentados pela Marvel Studios.
- O futuro com a nova fase, incluindo títulos futuros, mostra uma mudança na estratégia de produção.
A Fase 5 do MCU, iniciada em 2023 pela Marvel Studios, chegou ao seu desfecho oficial. Essa etapa tinha a missão de dar o pontapé inicial na segunda parte das histórias que exploram o vasto multiverso da empresa, culminando em um grande confronto final contra o vilão Kang. No entanto, o percurso não foi tão liso quanto planejado, e essa fase pode ser lembrada como um período de desafios na trajetória da Marvel.
A companhia enfrentou diversos obstáculos, incluindo questões com atores, mudanças de calendário de lançamentos e até um projeto que acabou sendo cancelado. Com tudo isso, a Fase 5 serviu como uma importante experiência, indicando novos caminhos que a Marvel Studios pretende seguir no futuro próximo.
Os Encontros e Desafios da Fase 5 do Universo Cinematográfico Marvel
O produtor Kevin Feige havia revelado que o planejamento para a fase que acaba de se encerrar com os episódios mais recentes de Coração de Ferro começou ainda em 2014. Contudo, eventos inesperados como uma pandemia global e uma grande greve em Hollywood alteraram o cenário. A isso, somaram-se as mudanças nas equipes criativas, que fizeram com que nem todos os planos da Marvel Studios se concretizassem exatamente como esperado.
Mesmo com a necessidade de ajustar datas e narrativas, a empresa conseguiu lançar a maior parte do que havia sido planejado. A principal exceção foi o filme solo de Blade, estrelado por Mahershala Ali. Este projeto, após passar por várias mudanças de diretores, está com seu futuro incerto, sem um cronograma definido para produção ou lançamento.
Produções da Fase 5 do MCU em Ordem de Lançamento
A Fase 5 do MCU apresentou uma variedade de filmes e séries, buscando expandir as narrativas do multiverso e introduzir novos personagens, enquanto aprofundava outros já conhecidos pelos fãs. Cada lançamento teve seu papel na construção do universo compartilhado, mesmo com os desafios de produção. Para ver outros projetos da indústria, confira os principais lançamentos de filmes e séries da semana no Brasil.
Leia também:
- Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania (Filme – Fevereiro de 2023)
- Guardiões da Galáxia Vol. 3 (Filme – Maio de 2023)
- Invasão Secreta (Série – Junho de 2023)
- Eu Sou Groot – Temporada 2 (Série – Setembro de 2023)
- Loki – Temporada 2 (Série – Outubro de 2023)
- The Marvels (Filme – Novembro de 2023)
- What If…? – Temporada 2 (Série – Dezembro de 2023)
- Echo (Série – Janeiro de 2024)
- X-Men ’97 – (Série – Maio de 2024)
- Deadpool & Wolverine (Filme – Julho de 2024)
- Agatha Desde Sempre (Série – Setembro de 2024)
- What If…? – Temporada 3 (Série – Dezembro de 2024)
- Seu Amigão da Vizinhança Spider-Man (Série – Janeiro de 2025)
- Capitão América: Admirável Mundo Novo (Filme – Fevereiro de 2025)
- Demolidor: Renascido (Série – Março de 2025)
- Thunderbolts* (Filme – Maio de 2025)
- Coração de Ferro (Série – Junho de 2025)
Além do impacto da pandemia de COVID-19, a Fase 5 do MCU também foi bastante afetada pela greve dos roteiristas e artistas de Hollywood em 2023. Esses eventos forçaram a Marvel Studios a adiar ou interromper várias de suas produções, que acabaram sendo lançadas em datas diferentes das inicialmente previstas. Tais imprevistos refletem os desafios financeiros na divisão Xbox da Microsoft, que impactam todo o setor de entretenimento.
O Caminho Incerto de Blade e o Destino de Kang
A maior “perda” dessa fase foi o aguardado filme de Blade. O personagem teve sua presença de forma indireta no MCU na cena pós-créditos de Eternos, lançado em 2021, gerando expectativa. Apesar de diretores como Bassam Tariq e Yann Demange terem sido associados ao projeto, ambos não estão mais envolvidos, e até o momento, nenhum novo nome foi anunciado para assumir a direção.
No entanto, o ator Mahershala Ali, que viverá o vampiro, continua ligado ao projeto e já expressou sua disposição para interpretar o personagem assim que a produção tiver um sinal verde. Curiosamente, Ali já pode ser considerado um membro oficial do MCU há anos: ele atuou como vilão na primeira temporada da série de Luke Cage, produzida pela Netflix, que atualmente faz parte da cronologia oficial do universo. Para saber mais sobre como projetos podem ser afetados, veja os rumores sobre cancelamento de remake de Final Fantasy IX.
Já o futuro do viajante do tempo Kang, que deveria ser o grande antagonista de The Kang Dinasty, o próximo filme dos Vingadores, é mais incerto. Após aparições em Loki e em Quantumania, os planos foram alterados. Isso aconteceu depois que o ator Jonathan Majors foi condenado por agressão, levando a Marvel a descontinuar sua participação no papel. Com essa decisão, o personagem Kang deve ser simplesmente desconsiderado em produções futuras, e o Doutor Destino é agora apontado como o novo grande adversário do MCU. Mudanças como estas mostram como as empresas de jogos questionam custos das novas propostas de preservação digital no setor.
O Aprendizado e o Rumo Futuro do Universo Marvel
Apesar de muitos fãs considerarem a Fase 5 do MCU um período com pontos fracos devido à percepção de uma falta de coesão na história que interligasse todas as suas produções, ela também teve seus momentos de destaque. Títulos como X-Men ’97, Deadpool & Wolverine e Demolidor foram bem recebidos pela crítica e pelo público, alcançando sucesso. Além disso, o filme Thunderbolts* ajudou a sinalizar a direção que a Marvel Studios pretende adotar dali em diante.
No passado, a empresa investiu em uma grande quantidade de séries e filmes a cada ano, mas agora, a ideia é trabalhar de forma mais espaçada, focando em uma maior qualidade para cada lançamento. O primeiro grande projeto que vai testar essa nova abordagem será Quarteto Fantástico: Primeiros Passos. O filme, que chega aos cinemas no dia 25 de julho, marcará o início da Fase 6 desse vasto universo interconectado. Esse movimento sugere uma busca por mais coesão e impacto em seus próximos projetos.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.