Fim do suporte ao Facebook Messenger no seu Galaxy Book a partir de dezembro

Meta encerra Messenger para desktop em Galaxy Book; entenda como usar a versão web a partir de 15/12.
Publicado dia 19/10/2025
Fim do suporte ao Facebook Messenger no seu Galaxy Book a partir de dezembro
(Imagem/Reprodução: Sammobile)
Resumo da notícia
    • A Meta decidiu encerrar o suporte ao Facebook Messenger para macOS e Windows em 15 de dezembro de 2023.
    • Você precisará usar a versão web do Messenger no navegador, já que o aplicativo de desktop será desativado.
    • Essa mudança afeta principalmente usuários que utilizam o Messenger no computador para acessar suas mensagens.
    • Para segurança, é recomendado fazer backup das mensagens e ativar o armazenamento seguro com PIN na conta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Meta decidiu encerrar o suporte ao Facebook Messenger para macOS e Windows. Essa mudança marca o fim do aplicativo de desktop, que foi lançado há quase cinco anos para Windows. Agora, usuários deverão acessar o Messenger através do navegador, usando a versão web, em vez do aplicativo dedicado no computador.

Fim do Facebook Messenger para macOS e Windows

A partir de 15 de dezembro, a Meta vai desativar o Facebook Messenger para macOS e Windows. A decisão não afetará a versão móvel, que continuará disponível para smartphones e tablets Galaxy. Além disso, o app do Facebook — que não é uma versão nativa — poderá ainda ser usado no Windows, permitindo o acesso ao Messenger por esse meio.

A empresa não divulgou uma razão oficial para o encerramento do aplicativo desktop, mas a hipótese é que o uso da versão móvel é maior, e poucos usuários acessam Messenger pelo computador. Assim, a Meta pode estar redirecionando os esforços para plataformas que têm maior demanda, deixando de investir na manutenção dessa versão. Para quem precisa guardar mensagens importantes, o recomendado é ativar o armazenamento seguro e colocar um PIN na conta, pois os usuários do desktop vão receber notificações sobre a mudança.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O aplicativo do Messenger era uma separado do app principal do Facebook desde 2014, quando passou a existir como uma ferramenta independente. Em 2023, houve uma tentativa de unir as mensagens do Facebook Messenger com o Instagram Direct Messages, mas o projeto foi abandonado após a reação negativa dos usuários. Atualmente, a Meta está focando bastante no WhatsApp, que virou um aplicativo multifuncional e central para comunicação.

Se você utiliza o Facebook Messenger para macOS e quer se preparar para esse fim, vale conferir os detalhes na notícia do SamMobile sobre a despedida do app no seu dispositivo Galaxy Book.

A decisão de fechar o suporte à versão desktop pode impactar usuários que dependem do Messenger pelo computador, especialmente quem costuma guardar mensagens importantes. Por isso, é recomendado fazer o backup das conversas e garantir a segurança do acesso. Mesmo assim, quem usa o Messenger principalmente pelo celular continuará sem mudanças, pois a versão móvel permanece ativa e funcional.

Para quem quer acompanhar novidades, saiba que o Messenger faz parte do esforço da Meta de centralizar suas plataformas de mensagens, embora atualmente o WhatsApp seja a principal aposta da companhia nesse segmento. A tendência é que funções de comunicação fiquem cada vez mais integradas em aplicativos de uso mais amplo, como o WhatsApp, que também dialoga com outros serviços da empresa, incluindo o Google Fotos com funções exclusivas para dispositivos de realidade estendida (XR) no seu ecossistema.

Assim, fica o alerta: prepare-se para usar o Messenger via navegador e aproveite para ficar atento às atualizações e mudanças na forma como as grandes empresas de tecnologia conduzem os seus aplicativos de mensagens, em um mercado cada vez mais concentrado e estratégico.

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.