▲
- Algumas versões do Windows 11 e o Windows 10 perderão suporte em outubro de 2025.
- Usuários devem atualizar para versões mais recentes para manter segurança e funcionalidades.
- Fim do suporte significa ausência de atualizações de segurança, aumentando riscos.
- Os dispositivos continuam funcionando, mas ficam mais vulneráveis e sem melhorias.
A data limite para o Windows 10 está se aproximando, mas a Microsoft também informou que uma versão específica do Windows 11 deixará de receber suporte no mesmo dia. No dia 14 de outubro de 2025, além do Windows 10, duas modalidades de uma atualização mais antiga do sistema operacional atual da empresa não terão mais novidades ou correções.
Entenda o Fim do suporte Windows
A Microsoft confirmou que não é apenas o Windows 10 que terá o seu suporte oficial encerrado no dia 14 de outubro de 2025. É importante saber que algumas versões do Windows 11 também terão o mesmo destino. Usuários dessas edições devem ficar atentos para garantir a continuidade de um bom funcionamento e segurança de seus dispositivos.
De acordo com a página de lançamentos do Windows, os equipamentos que operam com a versão 22H2 do Windows 11, especificamente nas modalidades Enterprise, IoT Enterprise e Education, não receberão mais atualizações. A principal recomendação da empresa é que os usuários desses aparelhos façam a migração para as versões mais recentes o quanto antes. O ideal é atualizar para as builds 23H2 ou 24H2.
Essas plataformas que estão prestes a perder o suporte foram lançadas há mais de três anos. Por esse motivo, a Microsoft as considera defasadas. Ao longo do tempo, o próprio Windows 11 recebeu melhorias importantes e novos recursos através de downloads semestrais, tornando as versões mais antigas menos compatíveis com as tecnologias atuais e futuras.
A versão 22H2 do Windows 11 trouxe diversas novidades para os usuários. Ela incluiu mudanças significativas no Menu Iniciar e no Explorador de Arquivos, por exemplo. Além disso, foram adicionados novos atalhos no teclado, facilitando o uso do sistema. As versões Home e Pro do Windows 11 22H2, que são mais comuns entre os consumidores, já tiveram seu suporte encerrado em outubro do ano passado.
Leia também:
Para verificar qual a versão do seu Windows, o processo é simples. Acesse as Configurações do seu PC, navegue até “Sistema” e, em seguida, clique em “Sobre”. Na seção “Especificações do Windows”, você poderá conferir qual a atualização atual do seu equipamento. Caso prefira, pode ir diretamente à opção “Windows Update” dentro das configurações para deixar o seu computador em dia com os downloads e evitar problemas futuros.

Impactos da descontinuidade do suporte
É natural ter dúvidas sobre o que acontece quando um sistema operacional não recebe mais suporte. Computadores desktop ou notebooks que utilizam uma versão do Windows fora do período de suporte continuam funcionando normalmente nas funções mais básicas. Muitos programas de outros desenvolvedores permanecerão acessíveis, assim como uma série de recursos essenciais do PC.
No entanto, após a data de encerramento, os usuários que insistirem em não atualizar seus aparelhos perdem acesso a alguns recursos e serviços importantes. Isso pode impactar não só o desempenho, mas a própria segurança do dispositivo no dia a dia. Ficar sem atualizações pode deixar o sistema mais suscetível a problemas.
Os principais pontos que deixam de funcionar para esses sistemas são:
- Os equipamentos deixam de receber atualizações do sistema, o que inclui correções de bugs, novos recursos e otimizações de desempenho. Com o tempo, o sistema pode ficar desatualizado e incompatível com softwares mais novos.
- O encerramento do suporte também implica na paralisação das atualizações de segurança. Isso significa que eventuais vulnerabilidades que podem ser exploradas por cibercriminosos não serão mais corrigidas, aumentando o risco de ataques e invasões.
- Ao entrar em contato com o suporte técnico da Microsoft, o usuário será orientado apenas a atualizar o sistema para a versão mais recente. Sem a versão atualizada, a equipe de suporte não poderá oferecer a assistência necessária para resolver problemas técnicos.
Pensando na principalmente segurança e desempenho, a Microsoft oferece para o Windows 10 um ano de assinatura paga do Programa Atualizações de Segurança Alargada (ESU). Este é um pacote de atualizações de proteção digital que estende a cobertura do sistema por US$ 61 (cerca de R$ 340) no primeiro ano, oferecendo uma opção para quem precisa de mais tempo antes de migrar.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.