Firefox 98 chega com customizações para Android e iOS

Avatar de André Luiz
08/03/2022 às 14:10 | Atualizado há 2 anos
Firefox 98 chega com customizações para Android e iOS 1

O Firefox é um dos poucos navegadores da Web que restam com um motor de renderização não-Chromium, dando à Mozilla a capacidade de experimentar novos recursos da Web e mudanças de desempenho de baixo nível de uma maneira que seria impraticável ou difícil de manter para navegadores da Web baseados no Cromium.

O Firefox 98 está sendo lançado hoje em plataformas desktop e mobile, e desta vez, a Mozilla está realmente focando em atualizações de design em vez de otimizações de motores.

O Firefox desktop tem suportado fundos personalizados na página inicial (nova página de guia) há anos, com uma biblioteca maciça de temas para escolher, mas agora os papéis de parede estão chegando aos aplicativos para Android e iOS também.

A designer da Mozilla UX Melissa Chang criou o primeiro lote de papéis de parede, e há imagens adicionais baseadas no novo  filme Turning Red da Pixar  , com o qual a Mozilla vem fazendo outras integrações de marca nos últimos meses.

Mudanças do Firefox 98

O Firefox no iOS também está recebendo a capacidade de mover a barra de pesquisa para a parte superior ou inferior do display, assim como o navegador Android já oferece há algum tempo. Mesmo que ter a barra na parte inferior geralmente seja preferível em smartphones, já que seu dedo não precisa chegar tão longe em telas altas, é sempre ótimo ter mais opções.

O Firefox 98 desktop muda a forma como os downloads são tratados — em vez de mostrar um pop-up por padrão, os arquivos agora serão baixados automaticamente, assim como o Chrome e a maioria dos outros navegadores da Web funcionam. Arquivos baixados também podem ser excluídos do painel de download (e em qualquer outro lugar que os downloads são exibidos) com o menu de clique/contexto com o botão direito do mouse/contexto.

Finalmente, o navegador Firefox Focus no Android terá em breve um modo somente HTTPS, que bloqueia o carregamento de quaisquer sites ou recursos hospedados em domínios sem suporte a HTTPS.

Você pode baixar o Firefox para plataformas desktop no site da Mozilla, e ele está disponível na Play Store para dispositivos Android. A Mozilla também disponibilizou recentemente o Firefox na Microsoft Store para PCs windows.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ