Foto do Papa Francisco que viralizou é fake, criada por IA

Recentemente uma foto estilosa do Papa Francisco viralizou, criando certas polêmicas, porém a foto foi criada por uma IA
Avatar de Nalbert Gomes
27/03/2023 às 17:23 | Atualizado há 2 anos
Papa francisco foto fake

A foto do Papa Francisco de casaco branco é fake. A imagem na verdade é  gerada pela plataforma Midjourney, que usa inteligência artificial para gerar imagens a partir de descrições em texto, e foi elaborada pelo artista digital Pablo Xavier. Vamos ver mais sobre isso abaixo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Foto do Papa Francisco foi criada por IA

fotos fakes papa francisco
(Imagem: Midjourney)

As fotos do Papa Francisco foram compartilhadas no Reddit, mas pouco tempo depois foram parar no Twitter, onde viralizaram de verdade e ganharam outras redes, como TikTok e Instagram.

Foram criadas várias imagens, cada uma com diferentes jaquetas puffer, casacos e acessórios, mas nenhuma delas é real. As “fotos” inusitadas enganaram muitas pessoas que realmente acreditaram que Francisco apareceu com uma espécie de casaco branco chique ou algo do tipo.

O artista responsável pela criação, Pablo Xavier, é um construtor civil nascido em Chicago, Estados Unidos, que tem como hobby a criação de arte com inteligência artificial.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desde que conheceu o Midjourney no ano passado, ele vem criando outfits inusitados para figuras públicas famosas, como Papa Francisco, o atual presidente dos EUA Joe Biden e ex-presidente do país norte-americano Barack Obama.

donald trump sendo preso
(Imagem: Midjourney)

O Papa Francisco jamais foi visto publicamente com o look e as imagens foram criadas no mesmo programa que gerou cliques fakes do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sendo preso.

O potencial de mecanismos de geração de imagens é demonstrado com figuras criativas, desenhos, pinturas e paisagens, mas essas ferramentas também são capazes de gerar fotos ultrarrealistas bastante convincentes.

Se o usuário responsável pela solicitação tiver boa capacidade de edição, até as imperfeições podem ser remediadas em um editor de imagens.

Fotos como as do Papa Francisco e do ex-presidente Donald Trump, portanto, devem se tornar ainda mais comuns daqui para frente. Por isso, é importante desconfiar dessas imagens que circulam pela internet. Vamos ver abaixo como reconhecer fotos assim.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como identificar fotos falsas?

Apesar da dificuldade, existem algumas formas de identificar uma foto gerada por IA. Nos rostos, a principal pista de que uma imagem é fake são os reflexos nos olhos, eles tendem a ser diferentes.

Essa falha nem sempre é perceptível, então é necessário olhar para outros elementos da foto, como as mãos. Softwares de inteligência artificial generativa como o Midjourney têm uma grande dificuldade em criar mãos realistas.

Por vezes, o problema faz as pessoas da captura aparecerem com mais ou menos dedos do que o normal ou então com as mãos no bolso. Agora que vimos sobre a foto do Papa Francisco e como identificar fotos fakes, vamos ver uma recente notícia abaixo.

IA está aprendendo a criar mãos humanas

ia reconhece mãos humanas
(Imagem: Midjourney)

A tecnologia de inteligência artificial (IA) está se aprimorando ainda mais. Agora, a técnica pode desenhar mãos realistas.

Os geradores de imagens desse tipo, que têm base em instruções escritas, ficaram populares nos últimos tempos. Porém, a tecnologia apresentava falhas ao criar mãos humanas convincentes.

Os dados que treinam a IA geralmente capturam apenas pedaços de mãos, o que resulta em fotos de mãos com muitos dedos ou pulsos esticados, um sinal que revela que a imagem gerada é falsa.

Porém, em meados de março, o popular criador de imagens “Midjourney” lançou uma atualização de software que parecia resolver o problema, possibilitando a criação de imagens com mãos perfeitas.

O software aprimorado da empresa foi usado na última semana para produzir imagens falsas do ex-presidente dos EUA Donald Trump sendo preso. As cenas, que pareciam reais e se tornaram virais, mostram o poder disruptivo dessa tecnologia.

Em entrevista ao jornal Washington Post, o professor de investigação digital da Universidade da Califórnia em Berkeley, Hany Farid, disse que as pistas de que a imagem é falsa se tornam cada vez menos confiáveis.

“Antes de acertar todos esses detalhes, a pessoa comum diria: ‘Ok, há sete dedos aqui ou três dedos ali – provavelmente é falso. Mas quando ele começa a acertar todos esses detalhes… essas pistas visuais se tornam menos confiáveis”.

Agora diga para nós, você foi enganado pela foto do Papa Francisco? Diga para nós nos comentários abaixo.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Nalbert Gomes
Gosto muito quando o assunto é tecnologia, acompanho de perto sempre me atualizando, me dedicando ao Tekimobile ao desenvoler noticias exatas, no tempo correto.