Fuvest reavalia questão e assume erro mostrado por cursinho

Fuvest reavaliação gabarito é uma oportunidade para estudantes revisarem questões contestadas. Descubra como essa ação impacta o processo seletivo e os alunos.
Atualizado há 1 mês
Fuvest reavaliação gabarito

Outros destaques

Investimento WEG China
Deportação de brasileiros dos EUA
Inteligência Artificial
Geração Z no trabalho
concurso ANM

A Fuvest está revisando uma questão de literatura da primeira fase do vestibular, realizada no último domingo (17). A decisão foi tomada após a contestação de pelo menos três cursinhos preparatórios que apontaram um possível erro no gabarito oficial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que aconteceu?

A questão 42 da prova V4 exigia que os candidatos analisassem semelhanças e diferenças entre os personagens Rubião, da obra Quincas Borbas (1891), de Machado de Assis, e Gonçalo, de A Ilustre Casa de Ramires (1900), de Eça de Queirós. O gabarito oficial indicava a alternativa “D” como correta, afirmando que ambos os protagonistas “comprometem-se com a superação dos atrasos civilizacionais de seus países”.

Entretanto, as instituições de ensino, como os cursinhos Objetivo, Anglo e Poliedro, contestaram essa afirmação. O Poliedro, por exemplo, argumentou que a alternativa “D” é difícil de ser defendida, pois nem Rubião nem Gonçalo demonstram empenho em superar os atrasos civilizacionais de seus respectivos países. Para o cursinho Anglo e o Poliedro, a alternativa “A” seria a mais adequada, pois “representam, respectivamente, a ascensão política da burguesia brasileira durante a segunda metade do século XIX e a decadência da aristocracia portuguesa no mesmo período”.

A Fuvest informou que está analisando os comentários e que os recursos das questões serão recebidos até amanhã à noite. Após essa avaliação, haverá uma confirmação ou retificação do gabarito, com uma atualização prevista para o final da semana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Taxa de Abstenção

O exame deste ano registrou uma taxa de abstenção de 7,48%, a menor da história da primeira fase. Dos 107.333 inscritos, 8.031 não compareceram à prova, uma redução de 1.500 ausentes em comparação com o ano anterior. O diretor executivo da Fuvest, Gustavo Monaco, destacou que essa taxa indica uma maior efetividade entre o número de inscrições e as provas realizadas.

Além disso, a Fuvest anunciou que, na próxima edição, haverá atendimento para alunos que enfrentarem problemas de ansiedade, em parceria com o curso de pós-graduação de psicologia da USP.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Calendário do Vestibular Fuvest 2025

Para mais detalhes sobre o impacto das mudanças no vestibular, você pode conferir a análise sobre novas regulamentações que afetam a educação.

Além disso, a Fuvest divulgou os cadernos de provas, que abordaram temas como mudanças climáticas e igualdade de gênero. Para mais informações sobre como a tecnologia está sendo utilizada na educação, veja como o uso de IA pode transformar o aprendizado.

Por fim, a expectativa é que a revisão do gabarito traga mais clareza e justiça para os candidatos, refletindo a importância de uma avaliação precisa e justa no processo seletivo.

Via UOL

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.