A evolução das câmeras traseiras continua a todo vapor, e em breve vamos começar a ver novos modelos de até 200 MP chegando ao mercado. A Samsung pode ser uma das primeiras com o Galaxy S23 Ultra, que ainda não deve mais informações reveladas.
- Review Smart Monitor Samsung M5: monitor, Smart TV e quase um “PC”
- Samsung Galaxy Watch 5 vaza em imagens oficiais
Galaxy S23 Ultra abrirá portas para novos sensores
De acordo com o leaker Ice Universe, que possuí um sólido histórico de acerto de detalhes de muitas marcas, a Samsung separou o sensor ISOCELL HP2 para o Galaxy S23 Ultra, com 200 MP.
200MP family
— ICE UNIVERSE (@UniverseIce) August 1, 2022
HP1 and HP3 are released, where has HP2 gone, should it be reserved for the S23 Ultra?
HP1 0.64μm
HP2 0.60μm ?
HP3 0.56μm
There seems to be a pattern.😆 pic.twitter.com/JxHjdPwnNQ
Esses serão os três sensores com uma grande resolução disponíveis no mercado, se juntando aos já anunciados ISOCELL HP1 e ISOCELL HP3.
Respondendo um seguidor nas redes sociais, o leaker também disse, que a lente trará resultados melhores do que os HP1 e HP3. Um pouco antes dessa resposta, ele citou ter possivelmente encontrado um padrão no tamanho dos pixels dos sensores.
The S23 Ultra 200MP sensor is an unreleased HP2, almost 100% sure.
— ICE UNIVERSE (@UniverseIce) August 2, 2022
Com o HP1 tendo pixels de 0,64 μm e o HP3 tendo pixels ainda menores, de 0,56 μm, o HP2 se encaixaria no meio deles, com pixels de 0,60 μm.
Tendo 200 MP, a Samsung deve realizar uma tecnologia de pixel binning para diminuir o tamanho das fotos e melhorar o desempenho em ambientes desafiadores.
De acordo com a própria empresa, são feitas duas operações de binning com quatro pixels cada, reduzindo a imagem em até 16 vezes e chegando a um resultado de 12,5 MP.
Mais informações não foram reveladas sobre os sensores, ou sobre o dispositivo, sendo necessário aguardar informações oficiais, além do lançamento do Galaxy S23 Ultra, que deve ocorrer ano que vem.
O novo dispositivo deve ser o mais caro da linha para o próximo ano, sendo a primeira geração sem uma variante com chipset Exynos embarcado ao chegar exclusivamente com um processador Snapdragon da Qualcomm.
Os rumores sobre o Galaxy S23 Ultra, também vem falando sobre um nova tecnologia o Hexa²Pixel, mas sobre o que se trata a tecnologia?
Hexa²Pixel pode vir nos sensores
O termo Hexa²Pixel vai ser muito usado na campanha de marketing do Galaxy S23 Ultra. Os rumores indicam que o modelo premium da série principal da Samsung pode adotar um sensor principal de 200 MP desenvolvido pela própria marca.
Do ponto de vista técnico, o pixel binning de 36 em 1 e um sensor com alta contagem de megapixels pode ser o segredo para melhorar o desempenho das câmeras em ambientes escuros.
Algo que será certamente vendido como um dos principais aprimoramentos do topo de linha da Samsung.
Conforme os dados do TM View, o termo Hexa²Pixel foi registrado pela própria Samsung. No pedido encaminhado no último dia 19 de julho, a marca é listada em diversas categorias.
Ela pode estar relacionada a técnica de pixel binning com agrupamento de dados de 36 pixels em apenas um. Atualmente a marca adota três outros tipos de agrupamento, incluindo união de grupos de quatro, nove ou até 16 pixels em um para gerar melhores resultados em ambientes desafiadores.
Dessa maneira, a câmera de 200 MP e a técnica Hexa²Pixel podem ser um grande diferencial para a indústria e ajudar a elevar o nível de qualidade das câmeras para celulares.
Por outro lado, a novidade deve ser uma exclusividade do Galaxy S23 Ultra. O Galaxy S23 padrão e o Galaxy S23 Plus podem estrear com um conjunto de câmeras mais poderosos no início de 2023.