▲
- A série Galaxy S26 terá três modelos, sendo que o Galaxy S26 Pro e Edge usarão o chip Exynos 2600 e o Ultra virá com Snapdragon 8 Elite Gen 5.
- Você poderá usufruir de melhor desempenho e eficiência energética com o processador Exynos 2600 nos modelos padrão da linha.
- O lançamento da linha Galaxy S26 com Exynos 2600 reforça o avanço da Samsung na fabricação de chips com tecnologia de 2nm.
- O sucesso do Exynos 2600 pode impulsionar a Samsung Foundry e fortalecer a competitividade da Samsung no mercado de semicondutores.
A próxima linha de celulares flagship não dobráveis da Samsung, a série Galaxy S26, deve apresentar três modelos: o Galaxy S26 Pro, o Galaxy S26 Edge e o Galaxy S26 Ultra. Relatos anteriores indicaram que os dois primeiros dispositivos devem usar o chip Exynos 2600. Já o modelo Ultra deve vir com o recém-lançado Snapdragon 8 Elite Gen 5 da Qualcomm.
A Samsung também pode adotar uma estratégia de dois chips diferentes, dependendo da região. Isso, no entanto, só seria possível se a empresa finalizasse o desenvolvimento do Exynos 2600 a tempo. Outro ponto crucial seria a Samsung Foundry estar pronta para produzir semicondutores no processo de fabricação de 2nm, que é usado pelo Exynos 2600. Parece que a gigante de tecnologia coreana conseguiu cumprir essas duas etapas. É quase certo que a linha Galaxy S26 com Exynos 2600 será lançada com esse processador.
Samsung começa a produção em massa do Exynos 2600
De acordo com um novo relatório do FN News, a Samsung já completou o desenvolvimento do chip Exynos 2600. A Samsung Foundry deve iniciar a produção em massa do Exynos 2600 até o final deste mês. Isso significa que a fábrica está apta a produzir semicondutores com a tecnologia de 2nm. É um forte indicativo de que a Samsung equipará a série Galaxy S26 com o Exynos 2600.
O sucesso do Exynos 2600 pode definir o futuro tanto do próprio Exynos quanto da Samsung Foundry. Há expectativas de que o Exynos 2600 traga grandes melhorias em comparação ao Exynos 2500, principalmente na eficiência energética e no gerenciamento térmico. Esses são aspectos onde os chips Exynos anteriores não se destacaram.
Para alcançar esses resultados, a Samsung planeja usar o recurso Heat Pass Block (HPB). Listagens do chip no Geekbench indicam que ele também apresenta um desempenho mais rápido que o Snapdragon 8 Elite da Qualcomm e o A19 Pro da Apple, presente na linha iPhone 17. Isso sugere que o Exynos do Galaxy S26 supera iPhone 17 Pro em alguns testes. De modo geral, o Exynos 2600 tem potencial para ser um avanço significativo para a Samsung no mercado de chips.
Leia também:
Se o Exynos 2600 corresponder às expectativas, ele mostrará que a equipe Exynos é capaz de criar chips competitivos, contrariando a percepção de muitos. Também confirmará a capacidade do processo de fabricação de 2nm da Samsung Foundry, o que poderia atrair novos clientes e impulsionar o negócio de fabricação de semicondutores da marca. Este setor tem enfrentado desafios recentemente, e um chip de sucesso pode revitalizá-lo, fortalecendo a competição na tecnologia.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via SamMobile