GameSir X3 Pro: análise do controle mobile com Hall Effect e resfriamento ativo

Confira a análise do GameSir X3 Pro, controle mobile com Hall Effect, resfriamento ativo e carregamento. Ideal para Android, mas não para iOS.
Atualizado há 10 horas
GameSir X3 Pro: análise do controle mobile com Hall Effect e resfriamento ativo
Controle GameSir X3 Pro: resfriamento ativo e ideal para Android, não para iOS. (Imagem/Reprodução: Neowin)
Resumo da notícia
    • O GameSir X3 Pro é um controle mobile com sensores Hall Effect e resfriamento ativo, ideal para jogos em celulares Android.
    • Se você busca um controle físico para jogar no celular, o X3 Pro oferece recursos avançados, como sticks personalizáveis e resfriamento eficiente.
    • O controle pode melhorar sua experiência de jogo, mas não é recomendado para usuários de iOS devido à falta de suporte completo.
    • O sistema de resfriamento ativo mantém o celular frio durante o uso, mas exige conexão a uma fonte de energia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Smartphones modernos, sejam eles iPhones ou Androids, são dispositivos muito poderosos que podem servir como consoles portáteis de jogos, desde que você tenha os acessórios certos. Se você é daqueles que não curte jogar no celular sem um controle físico, o GameSir X3 Pro pode ser uma ótima opção, oferecendo recursos interessantes para uma boa experiência.

Nesta análise, vamos te mostrar tudo sobre esse controle. A GameSir enviou o controle para análise, mas não teve nenhuma influência sobre o conteúdo, que foi publicado sem aprovação prévia.

O que vem na caixa?

O controle vem em uma caixa com impressão de alta qualidade. Dentro dela, você encontra:

  • O gamepad GameSir X3 Pro
  • Um estojo de transporte
  • Um cabo USB-C trançado de 2 metros
  • Dois pares de sticks extras
  • Um D-pad extra
  • Grips removíveis
  • Alguns adesivos e a documentação

Acessórios

Quando falamos de um gamepad para celular, que precisa ser transportado para vários lugares, um estojo de proteção é fundamental. E nesse ponto, a GameSir não decepciona. O estojo que vem com o produto é de ótima qualidade, feito com materiais resistentes e agradáveis ao toque. A princípio, a cor branca pode te preocupar com possíveis manchas, mas após um mês de uso, o estojo continua impecável.

A parte interna do estojo é revestida com um tecido macio para evitar arranhões no controle. Pode até parecer um exagero, mas sempre que você pegar o gamepad, vai sentir o toque agradável desse material. O estojo ainda tem um espaço dedicado para guardar os sticks extras e o D-pad, além de permitir enrolar o cabo para facilitar o transporte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Falando no cabo, ele é grosso, longo e trançado, transmitindo uma ótima qualidade. Ele também oferece carregamento pass-through de 65W, o que pode não ser o máximo para os celulares Android mais modernos (que chegam a carregar acima de 120W), mas é mais do que suficiente, principalmente se você tiver um iPhone, que tem carregamento de apenas 20W.

Primeiras Impressões

O GameSir X3 Pro é feito de um plástico ok. Não dá para dizer que é um material barato ou de baixa qualidade, mas também não é premium. O GameSir Nova, que também está sendo testado para outra análise, passa uma sensação mais sofisticada. Mesmo assim, o X3 Pro tem uma boa pegada, e o material é agradável.

Um ponto positivo é a leve transparência, que permite ver o interior do gamepad, como as molas, placas e mecanismos dos sticks. A parte de trás do controle tem uma área texturizada para dar mais firmeza. No entanto, as grips não são muito bem desenhadas, e para quem tem mãos grandes, segurar o X3 Pro sem as grips removíveis pode ser desconfortável.

As grips adicionais melhoram bastante a ergonomia e a pegada do controle. Elas são fáceis de instalar e remover, e você pode guardar o X3 Pro com elas já instaladas, sem precisar tirá-las toda vez. A única ressalva é que as grips poderiam ter uma textura ou material um pouco melhor, já que são feitas de um plástico um pouco áspero.

Mesmo com as grips adicionais, segurar o X3 Pro pode não ser 100% confortável. No entanto, isso pode ser por causa do tamanho das minhas mãos: a forma como eu seguro o controle faz com que meus polegares alcancem os botões superiores e o stick esquerdo fique embaixo da minha falange. Por isso, preciso segurar o controle mais com os dedos do que com a palma da mão, o que me obriga a usar o dedo indicador tanto para os gatilhos quanto para os botões superiores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O peso do X3 Pro é de 323 gramas. A parte mais pesada, obviamente, é o sistema de resfriamento, mas ele é bem distribuído, então não causa nenhum problema. O X3 Pro não faz barulhos e não range, mas é possível flexioná-lo um pouco. Considerando o formato, isso não chega a ser um ponto negativo. Afinal, é um controle extensível, com partes móveis, então uma pequena flexibilidade é aceitável.

No centro do gamepad, há uma área emborrachada grande. Ela serve para fixar o celular e também funciona como cooler. Na parte de trás, você encontra uma ventoinha para resfriamento ativo, e na parte inferior, uma porta USB-C e uma entrada de áudio de 3,5 mm. Há também uma porta USB-C macho, que serve para conectar o celular. Aqui, sem Bluetooth ou baterias: apenas conexão física direta. A porta é bem flexível, permitindo inserir o celular em diferentes ângulos. As laterais do gamepad que seguram o celular também são emborrachadas para evitar arranhões. Vale lembrar que é preciso tirar a capinha do celular para usar com o X3 Pro.

O X3 Pro é compatível com qualquer iPhone com porta Type-C e celulares Android com 110 mm a 180 mm de comprimento. Testei o gamepad com meu iPhone 15 Pro e com o Motorola Edge 50 fusion, um celular relativamente grande, com 161 mm. Quanto maior o celular, mais difícil é encaixá-lo no controle: as molas e o mecanismo deslizante são bem rígidos.

O Gamepad

O controle tem o layout clássico do Xbox, com botões ABXY. Como não há muito espaço para distribuir os elementos, o stick direito fica bem abaixo dos botões ABXY, o que atrapalha um pouco ao apertar o botão A. Para resolver um pouco esse problema, usei o stick menor. Crianças e pessoas com mãos menores provavelmente não terão esse problema.

De resto, os sticks do X3 Pro são ótimos. Além de terem sensores Hall Effect (mais precisos e resistentes a desvios), são firmes e têm a tensão ideal para comandos precisos. Na análise do Manba One, reclamei da falta de tensão nos sticks, e fico feliz que esse problema não existe aqui.

Cada stick pode ser trocado puxando para cima. O X3 Pro vem com três conjuntos: dois sticks pequenos, planos e lisos; dois sticks maiores com ranhuras; e dois sticks maiores, côncavos e com ranhuras. O D-pad também pode ser trocado, e ele se fixa ao gamepad com pinos e um ímã. É um design interessante, que mantém tudo no lugar e facilita a troca. No entanto, a customização do D-pad é mais estética, já que não senti nenhuma diferença entre os dois, além da aparência.

Os botões ABXY também são removíveis, mas é um pouco mais difícil puxá-los (eles não se destacam tanto). Isso permite trocar entre os layouts de Xbox e Nintendo Switch. Há também dois botões extras (menu e share) e dois botões GameSir para customizar os recursos do gamepad. O único ponto negativo é a falta de identificação adequada. Os botões são transparentes, e não dá para saber qual é qual.

Vale lembrar que os gatilhos não são analógicos. Eles funcionam como botões comuns, com entrada digital (0 ou 1). Pense nisso se você pretende jogar jogos de corrida ou de avião, que exigem controles de gatilho analógicos.

Cada botão do GameSir X3 Pro tem um clique bem satisfatório (são microinterruptores com uma sensação mecânica firme), parecido com o clique de um mouse. Há também dois motores de vibração. A qualidade é boa, nada de extraordinário, mas a GameSir merece um ponto extra por permitir ajustar a intensidade da vibração.

Resfriamento, carregamento e áudio

Os celulares esquentam bastante sob uso intenso, e quando você adiciona o carregamento, o resultado é muito calor e throttling. Para evitar isso e permitir um desempenho constante durante o uso e o carregamento, a GameSir equipou o X3 Pro com um módulo Peltier (resfriamento termoelétrico). Ele funciona passando eletricidade por um módulo especial, o que faz com que um lado esfrie e outro esquente. O lado quente tem uma ventoinha, que pode ser ajustada em duas velocidades.

Ele funciona muito bem para manter o celular frio enquanto carrega e roda jogos. A área de contato fica bem gelada, como um pequeno freezer que retira o calor da parte de trás do celular. Além disso, você pode movê-lo lateralmente para posicioná-lo exatamente na área mais quente do smartphone. Em apenas dois minutos, a temperatura da área de contato cai para 11°C. Impressionante!

Ainda assim, há dois pontos a serem considerados. Primeiro, o resfriamento só funciona quando o controle está conectado ao carregador. Infelizmente, não dá para usar a bateria do celular para alimentar o sistema. Segundo, a ventoinha é bem barulhenta. Mesmo na velocidade mais baixa, ela incomoda, e as pessoas ao seu redor provavelmente não vão gostar muito da sua configuração gamer.

Meu Apple Watch registrou uma média de 66 dB de ruído da ventoinha, mas em uma posição de uso normal, o ruído fica em torno de 55 dB.

O X3 Pro pode carregar o celular quando conectado a uma fonte de energia, mas você também pode desativar o carregamento bypass e usá-lo apenas para resfriar. Quando está conectado, a ventoinha acende uma luz branca.

O controle tem uma saída máxima de 9V 3A, o que equivale a 27W de carregamento, mas parte dessa energia é usada pelo módulo de resfriamento. O módulo de resfriamento consome até 15W, o que explica por que ele só funciona quando conectado a uma fonte externa: o resfriamento termoelétrico exige bastante energia.

Um detalhe curioso é que o X3 Pro só funciona com power banks se você conectar o controle primeiro e, em seguida, inserir o celular com a ventoinha já ligada. Demorei um pouco para descobrir isso, já que não é muito intuitivo.

Na parte de áudio, há uma entrada padrão de 3,5 mm. Ela só funciona com celulares Android no modo HID. Má sorte para quem tem iPhone.

Software e particularidades

Você pode customizar o GameSir X3 Pro com um app próprio, disponível apenas para Android. No iOS, todas as customizações são feitas por meio de combinações de botões, então prepare-se para ler o manual. Infelizmente, alguns recursos não estão disponíveis sem o app, como ajustes de zona morta, atualizações de firmware e customização do giroscópio (você pode mapear o giroscópio para os sticks e selecionar um eixo preferido).

No iOS, você pode customizar o carregamento pass-through, a velocidade da ventoinha, a intensidade da vibração e calibrar os sticks. O resto só está disponível no app.

Apesar de não ser muito bonito, o app é muito útil e permite usar todos os recursos disponíveis, mas apenas se você for usuário de Android. Para donos de iPhone, mais uma vez, má sorte.

Notei também que o gamepad parece ter uma crise de identidade. Ele é um controle ABXY (Xbox, PC e Nintendo Switch), mas é detectado como um controle de PlayStation no iOS e no Android. Por isso, era confuso ver o Minecraft sugerindo apertar um triângulo em vez de Y para abrir o inventário, ou R2 em vez de RT para minerar. No Android, isso pode ser resolvido facilmente mudando para o modo HID (aí ele mostra os botões corretamente). Infelizmente, o modo HID não funciona no iOS.

Por fim, por algum motivo, o iPhone detecta uma bateria inexistente no X3 Pro, com níveis aleatórios. Vai entender…

Conclusão

O GameSir X3 Pro é um controle ótimo e cheio de recursos para jogos mobile de qualidade. No entanto, não dá para recomendá-lo para usuários de iOS. Não faz sentido pagar US$79,99 e ter uma grande parte dos recursos inacessível.

Mas se você usa Android e tem mãos de tamanho normal, o X3 Pro será um ótimo gamepad para jogos locais, emuladores, jogos na nuvem e o que mais você quiser.

Veredito

7,5

Bom

GameSir X3 Pro

Prós

  • Sticks com Hall Effect
  • Ótimos microinterruptores
  • Giroscópio customizável
  • Resfriamento muito eficiente
  • Acessórios de alta qualidade
  • Customização
  • Dois motores de vibração

Contras

  • Não é muito confortável para mãos grandes
  • Não vale a pena para usuários de iOS
  • Comportamento estranho com power banks
  • Crise de identidade

Preço

US$79,99

Disponibilidade

Já disponível

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.

Via Neowin

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.