▲
- A Garmin lançou uma assinatura opcional com recursos extras para seus dispositivos, como IA para recomendações de exercícios.
- Você pode avaliar se os novos recursos justificam o custo adicional para o seu uso pessoal.
- Atletas mais sérios podem se beneficiar, mas corredores casuais podem não achar essencial.
- A Garmin manteve todas as funcionalidades gratuitas, sem retirar nada dos usuários.
A nova assinatura da Garmin está dando o que falar! A marca lançou um novo sistema de funcionalidades extras para seus dispositivos, e a gente te conta tudo sobre ele. Será que vale a pena pagar a mais para ter acesso a esses recursos exclusivos?
Durante anos, os dispositivos da Garmin foram recomendados em vez dos da Fitbit. O motivo? Mesmo sendo um pouco mais caros, evitava-se o custo de uma assinatura mensal. Afinal, um dispositivo de fitness pode durar muito tempo sem precisar ser trocado, e a taxa de assinatura da Fitbit, de U$13 por mês, acaba pesando no bolso.
Mas a Garmin resolveu adicionar uma taxa de assinatura, bloqueando funcionalidades atrás de um paywall. E a sensação de irritação durou até testar os recursos e descobrir que algumas das funções consideradas inúteis são, na verdade, muito boas. Mas, mesmo assim, não é algo essencial – e isso é muito bom.
A Inteligência Artificial da Garmin
Apesar da irritação inicial, a expectativa para testar os novos recursos da Garmin era grande. E, de todas as novidades, a que mais chamava a atenção era a inteligência artificial da Garmin – ou melhor, a “Active Intelligence”. Segundo a descrição da Garmin, sua IA recomendará exercícios e insights com base nos dados de saúde e físicos do usuário.
Até o momento, a IA informou que, após duas noites mal dormidas com seis horas de sono cada, o usuário está cansado e deveria ir para a cama mais cedo. Também avisou que, às 11 da manhã, ainda há tempo para caminhar mais. Nada muito inovador.
Leia também:
É possível perceber o que a Garmin quer alcançar com esse recurso. A ideia é que ele seja um personal trainer de bolso, sempre pronto para dar umas dicas. Com o tempo e mais desenvolvimento, pode ser que chegue lá. Mas, por enquanto, não diz muita coisa. Se fosse apenas um recurso extra, seria uma gracinha. Mas, como um produto pago, é uma decepção.
Será que vale a pena pagar por isso? Mesmo que custe apenas U$7, não é nada demais. A atualização do Android em abril melhora a duração da bateria e corrige mais de 60 falhas, e a nova assinatura da Garmin não parece ser tão atrativa.
O Recurso Que Mudou o Jogo
Curiosamente, são os outros recursos que haviam sido deixados de lado que impressionaram. A possibilidade de fazer alterações em um treino enquanto ele está em andamento é uma ótima adição. É útil para certas atividades – não tem muita utilidade durante as corridas, por exemplo, mas é excelente ao levantar peso.
Uma das maiores frustrações anteriores com o rastreamento de condicionamento físico e o levantamento de peso é que corrigir o número de levantamentos ou o peso que está sendo levantado pode ser complicado. Tocar na tela minúscula de um relógio não é a maneira mais fácil de resolver um problema, especialmente durante um curto período de descanso, e poder fazer isso na tela de um celular é muito melhor. Além disso, a tela do celular mostra o número de levantamentos, a frequência cardíaca e outras estatísticas ao vivo. Se você levanta peso ou frequenta a academia com frequência, é um motivo para considerar a assinatura.
Os outros recursos não são tão interessantes, mas definitivamente se enquadram na categoria de “bom ter”. Desafios e selos extras são legais, mas não valem o preço. A ideia de os treinadores da Garmin darem uma olhada nos planos de treinamento de corrida também não agrada muito.
A última novidade que vale a pena mencionar são as adições ao LiveTrack. Agora, ao sair para correr, o LiveTrack pode avisar automaticamente os contatos escolhidos. É um recurso interessante, mas é difícil engolir que algo tão focado na segurança seja pago. Parece algo que deveria ser incluído gratuitamente.
Nem Tudo é Para Todos, e Isso é Ótimo
Provavelmente, a melhor parte dessas novas adições é que são apenas isso: adições. Nada foi tirado, e tudo o que você gostava no Garmin Connect ainda está disponível gratuitamente. É a melhor forma de apresentar um paywall. Evita o ressentimento ao retirar recursos que você poderia ter usado e tenta sutilmente você com alguns brinquedos novos e divertidos.
É tentador o suficiente? Esta é uma reação inicial no começo do uso do novo Vivoactive 6, e as opiniões podem mudar, mas, por enquanto, a resposta é não. Há alguns casos em que é excelente – estatísticas ao vivo para levantamento de peso é algo que realmente mudou o jogo, e um motivo real para pagar U$7 por mês.
No geral, é difícil justificar para corredores casuais, nadadores ou frequentadores de academia. Atletas mais sérios encontrarão valor aqui, especialmente no treinamento e nas mudanças ao vivo, mas, pessoalmente, é melhor encarar como um extra opcional divertido, em vez de algo essencial.
O motivo para essa felicidade? A Garmin conseguiu manter tudo o que tornava o Connect tão bom antes da taxa de assinatura. Nada foi perdido, e você só tem a ganhar. E é exatamente assim que deveria ser. Se você está pensando em adquirir um novo dispositivo, vale a pena conferir se a GizChina é reconhecido como um dos 25 melhores sites de análise de smartphones, para te ajudar na escolha.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via Digital Trends