É oficial: o GeForce Now, serviço de streaming de jogos, chegou ao Brasil hoje (15). Idealizado pela gigante Nvidia e Abya, o serviço oferece planos semanais, mensais e até um gratuito, onde é possível jogar jogos pesados em qualquer PC ou celular, bastando ter uma boa internet. Na prática, é você ter no seu humilde PC ou celular uma placa RTX 2080 e jogos com tecnologias como Ray Tracing e DLSS.
Quanto custa o GeForce Now
Para ter uma máquina gamer na sua casa, virtualmente como dissemos acima, você terá que desembolsar os seguintes valores:
- Plano Mensal – R$ 44,99/mês com gráficos RTX e acesso prioritário aos servidores
- Plano Semestral – valor equivalente a R$ 40,50/mês com gráficos RTX e acesso prioritário aos servidores
Claro, como dissemos, há um plano totalmente gratuíto, mas que o usuário terá apenas uma hora de jogatina e aguardar em uma fila de espera que, nesse início, com certeza será longa. Assim como o Xcloud, serão servidores compartilhados por toda a América do Sul, sinceramente acho que será quase impossível jogar.
Além disso, quem jogar de forma gratuita, quando conseguir conectar não terá suporte a Ray Tracing ou DLSS, mas os gráficos ficarão no máximo possível.
Já que optar por uma assinatura, terá tudo que a Nvidia oferece em suas mais recentes placas de vídeos e ainda servidores prioritários. O tempo de gamepla máximo será de seis horas.
Leia também:
O que tem para jogar?
Assinantes do GeForce Now terão acesso a jogos que estão disponíveis em como Steam, Epic Games Store e Origin.
Resumidamente falando, praticamente qualquer jogo hoje é compatível, não há muita diferença de quem tem um PC poderoso dentro de casa.
E mesmo que você tenha um PC, há vantagens. Por exemplo, se você viaja muito, ao invés de levar seu PC “nas costas”, basta logar na sua conta do Steam e continuar sua jogatina. Se você só usa Mac, também é uma bela oportunidade para começar a jogar.
Segue uma lista de jogos conhecidos que você terá acesso. A lista completa você acha no site da Abya (mais de 800).
Lista de alguns jogos do GeForce Now:
- The Witcher 3;
- Far Cry 6;
- Disco Elysium;
- Destiny 2;
- Cyberpunk 2077;
- Counter-Strike: Global Offensive;
- League of Legends;
- Dota 2;
- Immortals Fenyx Rising;
- Just Cause 3;
- Among Us;
- Watch Dogs: Legion.
Quais os requisitos para usar o GeForce Now
Internet
O principal, como estamos falando de streaming, é sua internet. Sendo assim, existe um requisito de velocidade para você ter o minimo de satisfação sem nervoso na hora de jogar.
O GeForce NOW pede uma conexão de pelo menos 15 MB/s para ter resolução de 720p a 60 quadros por segundo e 25 MB/s para jogar com uma resolução de 1080p a 60 quadros por segundo. Também é necessária uma conexão Ethernet com fio ou de um roteador com rede WiFi de 5 GHz.
Hardware do PC e/ou celula
Uma das grandes vantagens do GeForce Now, é a possibilidade de jogar no seu celular! Isso mesmo, dá pra tranquilamente se conectar usando seu smartphone com um controle e aproveitar. É quase que ter um Nintendo DS, só que bem mais poderoso.
Vejam abaixo os requisitos, de acordo com o dispositivo e/ou hardware:
Windows (PC)
- Versão de 64 bits do Windows 7 ou softwares posteriores (não funciona com a versão de 32 bits);
- CPU de 2 núcleos x86 com 2 GHz ou mais
- 4 GB de memória
- GPU com no mínimo DirectX 11
- NVIDIA GeForce série 600 ou posteriores
- AMD Radeon HD série 3000 ou posteriores
- Intel HD Graphics série 2000 ou posteriores
MacOS
- O computador deve estar executando o macOS 10.10 ou posterior.
- iMac 20 “Final de 2009 e mais recente
- iMac 21,5 ”Final de 2009 e mais recente
- iMac 27 “Final de 2012 e mais recente
- MacBook 2008 e mais recente
- MacBook Retina Mid 2017 e mais recente
- MacBook Air 11 ”, início de 2015 e mais recente
- MacBook Air 13 ”, final de 2008 e mais recente
- MacBook Pro 13 ”, início de 2015 e mais recente
- MacBook Pro 15 ”, final de 2008 e mais recente
- MacBook Pro 17 ”2009 e mais recente
- Mac Pro Final de 2013 e mais recente
Android
- Um smartphone com 2 GB, Android 5.0 (L) ou uma versão posterior e compatibilidade com OpenGL ES3.2 ou uma versão superior.
iPhone
- Um iPhone com iOS 14.2 ou posterior.
iPad
- iPad com iPados 14 ou posterior
Lá no sites deles tem os detalhes mais completos sobre as configurações exigidas.
Controles, Mouse, teclado e até tela touchscreen
O legal do GeForce Now é sua versatilidade. É possível jogar em todos os dispositivos acima sem a obrigatoriedade de periféricos.
Se está usando celular, pode usar controles na tela; tá usando PC, pode usar um Joystiq, teclado, mouse e até a tela touch do seu Windows.
Também é possível configurar a taxa de quadros do seus jogos entre 30 e 60 fps e também a resolução. Ótimo para ter uma melhor perfomance em um celular por exemplo, pois uma resolução menor não fará tanta diferença e você irá “economizar” na internet, melhorar a latência e etc.
Segue lista de controles compatíveis, oficialmente. Na prática, se você já usa um no seu PC ou celuar, provavelmente irá funcionar no GeForce Now.