Os problemas do Google, da Alphabet, em termos de casos antitruste parecem estar se acumulando. A empresa agora enfrenta um novo caso antitruste na Índia, que alega que a gigante da tecnologia está abusando da posição de seu sistema operacional Android no mercado de Smart TV.
O desenvolvimento, que foi relatado pela primeira vez pela Reuters citando uma pessoa não identificada e dois advogados como fonte, é o quarto desafio antitruste para o Google na Índia. De acordo com o relatório, a empresa está fora do radar desde junho deste ano.
A alegação é sobre os acordos do Google com empresas que efetivamente os impedem de usar o sistema Android e uma versão modificada dele em diferentes dispositivos que as empresas fabricam.
Por exemplo, se uma empresa está fabricando e vendendo smartphones com o sistema operacional Android, a mesma empresa não pode vender Smart TV executando sua plataforma de competição, como Amazon Fire TV. Da mesma forma, se a empresa está vendendo Smart TV rodando um sistema operacional diferente, ela não pode oferecer os serviços e aplicativos do Google em seus telefones.
De acordo com o relatório, a Comissão de Concorrência da Índia (CCI) está investigando as alegações de que o Google se envolve em práticas anticompetitivas ao criar barreiras para empresas que desejam usar ou desenvolver versões modificadas do Android para TVs inteligentes, como Amazon Fire TV’s sistema operacional.
Leia também:
O caso contra o Google foi aberto por dois advogados antitruste – Kshitiz Arya e Purushottam Anand. A CCI instruiu o Google a enviar suas respostas por escrito às alegações e a empresa solicitou mais tempo.
Nos últimos dois anos, o Google enfrentou três questões relacionadas ao antitruste no mercado indiano. Atualmente, a gigante da tecnologia também enfrenta desafios antitruste nos Estados Unidos e a China também está se preparando para o mesmo.