Os problemas do Google, da Alphabet, em termos de casos antitruste parecem estar se acumulando. A empresa agora enfrenta um novo caso antitruste na Índia, que alega que a gigante da tecnologia está abusando da posição de seu sistema operacional Android no mercado de Smart TV.
O desenvolvimento, que foi relatado pela primeira vez pela Reuters citando uma pessoa não identificada e dois advogados como fonte, é o quarto desafio antitruste para o Google na Índia. De acordo com o relatório, a empresa está fora do radar desde junho deste ano.
A alegação é sobre os acordos do Google com empresas que efetivamente os impedem de usar o sistema Android e uma versão modificada dele em diferentes dispositivos que as empresas fabricam.
Por exemplo, se uma empresa está fabricando e vendendo smartphones com o sistema operacional Android, a mesma empresa não pode vender Smart TV executando sua plataforma de competição, como Amazon Fire TV. Da mesma forma, se a empresa está vendendo Smart TV rodando um sistema operacional diferente, ela não pode oferecer os serviços e aplicativos do Google em seus telefones.
De acordo com o relatório, a Comissão de Concorrência da Índia (CCI) está investigando as alegações de que o Google se envolve em práticas anticompetitivas ao criar barreiras para empresas que desejam usar ou desenvolver versões modificadas do Android para TVs inteligentes, como Amazon Fire TV’s sistema operacional.
O caso contra o Google foi aberto por dois advogados antitruste – Kshitiz Arya e Purushottam Anand. A CCI instruiu o Google a enviar suas respostas por escrito às alegações e a empresa solicitou mais tempo.
Nos últimos dois anos, o Google enfrentou três questões relacionadas ao antitruste no mercado indiano. Atualmente, a gigante da tecnologia também enfrenta desafios antitruste nos Estados Unidos e a China também está se preparando para o mesmo.