Google agora reconhece zumbidos e assobios para identificar músicas

Agora o recurso de reconhecer músicas do Android aceita zumbidos, assobios e outros sons que não saem da sua cabeça.
Avatar de André Luiz
15/10/2020 às 21:33 | Atualizado há 4 anos
Google agora reconhece zumbidos e assobios para identificar músicas 1
O Google realizarou um evento hoje chamado ‘Search on ‘ e detalhou as melhorias mais recentes em seu aplicativo de pesquisa e muito mais. Ele anunciou que a partir de hoje, os usuários podem usar um novo recurso chamado “Hum to search“para encontrar a música que ficou gravada em suas cabeças.

Basicamente falando, Hum do search significa que você poderá cantarolar o som, assobiar ou fazer outros “ruídos” daquela música que você não lembra a letra, mas lembra o som. Se isso parece um Djavú para você, não se preocupe. Isso acontece porque em 2017, quando lançou o Pixel 2, o Google introduziu um recurso semelhante, porém era necessário cantar a letra para identificar a música.

Para fazer o recurso funcionar, os usuários precisam tocar no microfone e dizer “que música é esta?” ou clique no botão “Pesquisar uma música”. Daí basta fazer algum barulho da música; vale assobiar, resmungar, cantorolar, fazer som dos instrumentos e etc, por 10 a 15 segundos e, em seguida, os resultados serão fornecidos pela Pesquisa Google.

Google agora reconhece zumbidos e assobios para identificar músicas 3

Os algoritmos de aprendizado de máquina determinarão as correspondências mais prováveis ​​e fornecerão os resultados aos usuários, que poderão escolher a melhor correspondência, normalmente no Youtube. A empresa detalhou como o recurso funciona:

“Quando você cantarola uma melodia na Pesquisa, nossos modelos de aprendizado de máquina transformam o áudio em uma sequência baseada em números que representa a melodia da música. Nossos modelos são treinados para identificar canções com base em uma variedade de fontes, incluindo humanos cantando, assobiando ou cantarolando, bem como gravações de estúdio. Os algoritmos também eliminam todos os outros detalhes, como instrumentos de acompanhamento e o timbre e o tom da voz. O que resta é a sequência baseada em números da música, ou a impressão digital.

Comparamos essas sequências com milhares de músicas de todo o mundo e identificamos possíveis correspondências em tempo real. Por exemplo, se você ouvir “Dance Monkey” de Tones e I, você reconhecerá a música, seja ela cantada, assobiada ou cantarolada. Da mesma forma, nossos modelos de aprendizado de máquina reconhecem a melodia da versão gravada em estúdio da música, que podemos usar para combiná-la com o áudio cantarolado de uma pessoa.”

O recurso está atualmente disponível para usuários de Android e iOS. Embora os usuários do iOS só possam usar o serviço em inglês, o aplicativo Android atualmente oferece suporte para mais de 20 idiomas, com suporte para mais idiomas no futuro. Português está funcionando!

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.
SUGESTÕES PARA VOCÊ