A abordagem do Google para a privacidade no Android está sendo criticada após revelações de processo antitruste no Arizona sobre como são feitos rastreamentos nos smartphones com o sistema. Um relatório recente do Business Insider, diz que funcionários do Google admitem que é impossível bloquear o Android de rastrear a localização dos usuários. Além disso, o Google pressionava fabricantes para esconder o máximo possível as configurações.
Segundo o processo, a gigante da tecnologia também “pressionou com sucesso” marcas de telefones como LG para enterrar as configurações de localização como eram populares, de acordo com os advogados do Arizona. Os funcionários do Google reconheceram ainda que era difícil impedir a empresa de determinar seus locais de casa e trabalho e reclamaram que “não havia como” fornecer sua localização a aplicativos de terceiros sem também entregá-los ao Google.
O Google respondeu e que os advogados do Arizona “descaracterizaram” seus serviços e ofereceram controles “robustos” de privacidade de localização.
O Google tem melhorado a privacidade recentemente. O Android 12 terá uma opção de localização “aproximada”, além de um Painel de Privacidade e outros controles. Se as alegações se confirmarem, porém, a empresa pode ter uma difícil batalha judicial pela frente – eles sugerem que o Google estava determinado a coletar dados, apesar das preferências dos usuários do Android.
- Google cancelar Pixel Tablet 2
- WhatsApp aprimora página de registro de chamadas para usuários
- Opera e Spotify oferecem upgrade gratuito Spotify Premium por tempo limitado