Ícone do site Tekimobile

Google anuncia Bard, IA rival do ChatGPT: como funciona e como acessar

Google anuncia Bard, IA rival do ChatGPT como funciona e como acessar

A tecnologia AI é uma das revoluções dos últimos anos e que tem cada dia mais feito parte do nosso cotidiano. Sabendo disso, o Google anuncia Bard, uma inteligência artificial semelhante ao apresentado no ChatGPT, mas que possui dados mais atualizados que a concorrente. A inteligência artificial poderá fazer parte do mecanismo de pesquisa do Google nos próximos anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Google anuncia Bard, IA rival do ChatGPT

Com os recentes anúncios do mercado em relação ao uso de inteligências artificiais para facilitar a pesquisa de usuários na internet, acabou que diversas empresas tem voltado a sua atenção a essa nova tecnologia e quer tomar uma parte da sua fatia de bolo, investindo em uma IA promissora que pode resolver ou equilibrar a concorrência.

O Google é a ferramenta de busca mais utilizada em todo o mundo, que fez diversos investimentos para chegar ao topo dos buscadores web. Acontece que a nova tecnologia em IA toma um pouco dessa atenção para si, uma vez que o ChatGPT começou a surpreender com a precisão de respostas a perguntas de usuários comuns, sem a apresentação de inúmeros links, mas como um chat direto e que responde o que precisa.

Para não ficar atrás de empresas como a Microsoft, que investiu $10 bilhões na OpenAI, empresa responsável pelo ChatGPT, o Google passou a investir numa ferramenta ainda experimental conhecida como Bard. A ferramenta é uma promessa do Google de que a sua ferramenta de busca também terá a sua própria inteligencia artificial.

Imagem/ Reprodução: Google

Segundo CEO Sundar Pichai, a inteligência artificial funcionará como uma assistente virtual dentro da ferramenta de busca, onde o usuário não precisará recorrer a palavras-chave, mas apenas escrever a sua necessidade para a IA de modo que a mesma tentará resolver o seu problema com diversas fontes e informações da web, onde toda a informação resgatada será reduzida e apresentada numa melhor versão para o usuário final.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa forma, a inteligência artificial promete ser como a pessoa inteligente da sala que sempre tem a resposta na ponta da linguá ou seu parente experiente que viveu em épocas difíceis e sabe exatamente como determinado evento aconteceu. Embora a uma cerca de esperança sobre como a inteligência artificial funcionará, não há indicações que a mesma será tão empática como um ser humano.

Como funciona o Bard

Imagem/ Reprodução: Google

A ferramenta chamada de Google Bard, assim como todo lançamento Google, possui um poderoso sistema por trás dele que responderá às perguntas de usuários de maneira convencional. Ao que tudo indica esse sistema será semelhante ao que vimos no ChatGPT, conforme descrevemos no artigo O que é o ChatGPT?.

O Bard está sendo desenvolvido no LaMDA do Google, abreviação de Language Mode for Dialog Applications, mais especificamente uma versão leve do LaMDA. Isso é menor do que o modelo completo, o que resultará em menos poder computacional para fornecer respostas, algo que será importante quando o Google tentar escalar o Bard até o ponto em que puder responder a perguntas de milhões de usuários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O LaMDA, é o modelo de linguagem do Google construído no Transformer, uma arquitetura de rede neural que está no centro do chatbot do Google. Bem como o Bard, o ChatGPT é baseado no modelo de linguagem GPT-3, que também é baseado no Transformer, cuja criação é de código aberto e desenvolvida pelo Google Research em 2017.

Como acessar o Bard

Se você despertou o interesse em utilizar o Bard, inteligencia artificial do Google, infelizmente ainda não será possível o utilizar como um usuário comum. Na verdade, o Google Bard ainda está em desenvolvimento e somente testadores serão permitidos a utilizar o buscador até que o mesmo esteja refinado o suficiente.

Ainda não há previsão de quando a inteligência artificial ficará disponível para o teste público, assim como o ChatGPT esteve alguns meses atrás. Ao que se sabe, o Google está melhorando a sua inteligência artificial para que a mesma utilize menos recursos computacionais, uma vez que é esperado milhões de usuários interessados em utilizar do novo serviço de “atendimento” do Google.

E assim concluímos com o artigo explicando o que é e como funciona o Google Bard. Para mais informações, acesse os links recomendados no começo desse artigo.

Com informações: blog.google.

Sair da versão mobile