Google anuncia modo desktop para Android 16 em parceria com a Samsung

Google lança modo desktop para Android 16, em colaboração com a Samsung, permitindo experiência similar a um PC. Saiba como testar.
Atualizado há 6 horas atrás
Google anuncia modo desktop para Android 16 em parceria com a Samsung
Google e Samsung: novo modo desktop no Android 16 para uma experiência como no PC. (Imagem/Reprodução: Androidauthority)
Resumo da notícia
    • O Google anunciou o modo desktop para Android 16, desenvolvido em parceria com a Samsung, baseado no DeX.
    • Você poderá testar a funcionalidade em uma versão beta, transformando seu celular em um desktop.
    • A novidade promete aumentar a produtividade e versatilidade dos smartphones.
    • O modo desktop pode ser uma alternativa econômica para quem não quer investir em um computador tradicional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Google anunciou oficialmente seu novo modo desktop para celulares Android, oferecendo uma experiência similar à de um PC quando conectado a monitores externos. Desenvolvido em colaboração com a Samsung, utilizando a base do DeX, o novo modo apresenta janelas de desktop aprimoradas e estará disponível para testes em uma versão beta trimestral do Android 16. Essa funcionalidade permite janelas de aplicativos de forma livre, operação independente do display e a capacidade de estender sessões em múltiplas telas.

Na conferência de desenvolvedores Google I/O desta semana, o Google finalmente confirmou detalhes do tão aguardado modo desktop para celulares Android. A empresa não apenas confirmou o desenvolvimento de uma nova experiência de modo desktop para celulares conectados a displays externos, mas também que essa experiência estará disponível para testes em uma futura versão beta trimestral do Android 16.

No início deste mês, o Android Authority revelou que o Google está desenvolvendo sua própria experiência de modo desktop semelhante ao DeX para Android. Essa funcionalidade oferece uma interface intuitiva, similar à de um desktop, em displays externos, completa com uma barra de tarefas para iniciar aplicativos fixados ou recentes em janelas de forma livre. Ela se baseia nas fundações de janelas de desktop que o Google desenvolveu para tablets na primeira versão trimestral do Android 15, mas adiciona opções extras para levar em conta o fato de que esses recursos de janelas agora são exibidos em um display externo, em vez de um interno.

Testes do Modo Desktop do Android 16

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O novo modo desktop para Android promete transformar a forma como utilizamos nossos smartphones, expandindo a usabilidade para além das telas pequenas. A possibilidade de testar essa funcionalidade no Android 16 beta trimestral é uma ótima notícia para os entusiastas da tecnologia.

A iniciativa do Google de criar um modo desktop para Android não é totalmente nova. A Samsung já oferece uma funcionalidade similar com o DeX, que permite conectar seus smartphones a um monitor, teclado e mouse para uma experiência de desktop. A diferença é que agora o Google está implementando isso diretamente no sistema operacional, o que pode trazer uma integração mais fluida e otimizada.

Leia também:

Com a revelação de que Marvel Rivals Ultron chega a Marvel Rivals como personagem de suporte agressivo, a comunidade gamer está em polvorosa, ansiosa para testar as novas funcionalidades que prometem revolucionar a experiência de jogo. Essa adição demonstra o compromisso da desenvolvedora em inovar e oferecer conteúdos que engajem ainda mais os jogadores.

A capacidade de usar aplicativos em janelas de forma livre e estender sessões em múltiplas telas pode ser especialmente útil para quem trabalha com o celular conectado a um monitor externo. Imagine poder editar documentos, navegar na internet e conversar com seus amigos, tudo ao mesmo tempo, em um ambiente de desktop familiar.

O modo desktop do Android também pode ser uma alternativa interessante para quem não quer investir em um computador tradicional. Basta conectar o smartphone a um monitor, teclado e mouse para ter uma experiência de uso similar, com a vantagem de poder levar o celular para qualquer lugar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É importante notar que essa funcionalidade ainda está em desenvolvimento e será testada em uma versão beta do Android 16. Isso significa que ainda pode haver mudanças e melhorias antes do lançamento oficial. No entanto, a confirmação de que o Google está trabalhando em um modo desktop para Android é um passo importante para tornar os smartphones ainda mais versáteis e produtivos.

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificiado, mas escrito e revisado por um humano.

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.