Hoje, Google, Apple, Amazon e Zigbee Alliance (composta por várias empresas de casas inteligentes) anunciaram que todos se uniram para criar um novo grupo de trabalho com o objetivo de criar um padrão para Casas conectadas. Esse padrão será chamado de projeto Connected Home over IP e parece ter dois objetivos principais.
Leiam também
- Casa conectada: saiba porque agora é a hora de ter uma
- O que é uma casa inteligente? Conheçam os dispositivos
Do lado do consumidor, o Connected Home over IP terá como objetivo aumentar a compatibilidade entre vários dispositivos domésticos inteligentes. Considerando que há uma tonelada de produtos domésticos inteligentes que podem se conectar à Internet e potencialmente interagir entre si, esse novo padrão definitivamente pode ser uma coisa boa para os usuários finais que têm dúvidas sobre quais tipos de dispositivos se encaixam em seus dispositivos inteligentes existentes.
No lado do desenvolvedor, esse novo protocolo pode potencialmente simplificar o desenvolvimento e, por extensão, reduzir custos. Em um FAQ sobre site recém-lançado, o Grupo de Trabalho afirma que o Connected Home over IP facilitará o desenvolvimento de dispositivos compatíveis com Amazon Alexa, Google Assistente e Apple Siri; portanto, talvez devêssemos esperar ver mais dispositivos domésticos inteligentes que suportem os três assistentes virtuais no futuro.
O grupo afirma que este produto será de código aberto, com as ferramentas de implementação e suporte de referência disponíveis no GitHub. O plano atual é lançar um rascunho de especificações e uma referência preliminar para o Connected Home over IP em algum momento no final de 2020.
Leia também:
O grupo atualmente não planeja tentar padronizar interfaces de usuário entre dispositivos e observa que, enquanto Amazon, Google e Apple continuarem a oferecer suporte a dispositivos domésticos inteligentes existAlexaentes, o foco principal do Projeto CHIP será nos novos.
As tecnologias de casa inteligente que estão sendo contribuídas para o projeto incluem o Alexa Smart Home da Amazon, HomeKit da Apple, Weave do Google e modelos de dados Dotdot da Zigbee Alliance.