Google apressa concorrência com modo desktop inédito para Android

O novo modo desktop do Android se aproxima do Samsung DeX, trazendo janelas flutuantes e facilidade de uso.
Atualizado há 5 horas
Google apressa concorrência com modo desktop inédito para Android
Novo modo desktop do Android traz janelas flutuantes e usabilidade semelhante ao DeX. (Imagem/Reprodução: Sammobile)
Resumo da notícia
    • Imagens do novo modo desktop para Android foram vazadas, prometendo funcionalidades semelhantes ao Samsung DeX.
    • Esse modo permitirá que você utilize vários aplicativos em janelas flutuantes, ampliando sua produtividade.
    • A interface evoluída pode impactar tanto usuários do Android quanto a competição com a Samsung.
    • Novidades estão previstas para o Android 16 ou 17, gerando expectativa entre os usuários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Samsung DeX, presente no mercado há anos, é uma ferramenta que simula um ambiente de desktop em um monitor externo, permitindo o uso de teclado e mouse. Alguns tablets Galaxy também conseguem rodar o DeX diretamente no dispositivo, expandindo as possibilidades de uso.

E parece que a Google está preparando algo parecido! Imagens de um possível modo desktop para Android vazaram, indicando que o lançamento pode estar próximo.

Modo Desktop do Android: Uma Nova Experiência à Vista

O site AndroidAuthority conseguiu rodar essa funcionalidade ainda não lançada em um dispositivo Pixel. O modo desktop apresenta uma barra de status e uma barra de tarefas completas, onde os aplicativos podem ser fixados para facilitar o acesso. A gaveta de aplicativos também foi aprimorada, tornando-a mais adequada para esse tipo de uso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim como em um sistema operacional de desktop tradicional, vários aplicativos podem ser abertos em janelas flutuantes. Essas janelas podem ser redimensionadas, movidas e fixadas nas laterais da tela, facilitando a função de arrastar e soltar arquivos entre elas.

A interface parece ser uma evolução do modo de janelas para desktop que a Google introduziu para tablets com uma atualização trimestral do Android 15. A principal diferença é que esse novo modo funcionaria com telas externas, enquanto a função anterior era restrita ao dispositivo.

Leia também:

O Futuro do Samsung DeX com a Chegada do Modo Desktop do Google

Com a chegada do modo desktop do Google, surge a questão: o que acontecerá com o Samsung DeX? Já existem algumas sobreposições entre os aplicativos criados tanto pela Google quanto pela Samsung, e o mesmo pode acontecer com essas funcionalidades. No entanto, é pouco provável que a Samsung abandone o DeX só porque a Google criou uma interface de usuário similar.

E quando podemos esperar ver esse modo desktop do Android? Especula-se que a Google pode lançar essa funcionalidade em uma atualização trimestral para o Android 16 ou, possivelmente, com o Android 17. É improvável que ele seja lançado já na versão inicial do Android 16.

Para quem gosta de estar sempre conectado e busca soluções para resolver problemas de acesso, vale a pena conferir como resolver o erro de Conteúdo Indisponível na internet.

O que esperar do novo modo desktop da Google

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda não há uma data de lançamento definida para o modo desktop do Google, mas as expectativas são altas. Se você está pensando em trocar de celular, vale a pena conferir o OnePlus Nord CE5, que pode ser lançado em breve.

Para os fãs da Apple, há rumores de que o iPhone 17 Air contará com capa de bateria para melhorar a autonomia. Se você gosta de jogos, não deixe de conferir os Códigos de Jujutsu Shenanigans para Maio de 2025.

Para quem está sempre em busca de novidades no mundo da tecnologia, é importante ficar de olho nas próximas atualizações e lançamentos. Afinal, a tecnologia não para de evoluir, e sempre há algo novo para descobrir.

Primeira: Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificado, mas escrito e revisado por um humano.

Segunda: Via SamMobile

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.