▲
- Google está aprimorando o Gemini Live, adicionando novas ferramentas para facilitar a interação com assistentes de IA.
- As novidades incluem uma interface compacta e busca visual, semelhante ao Circle to Search.
- Essas mudanças podem melhorar a experiência dos usuários com assistentes de IA no Android.
- Detalhes foram descobertos por análise do código-fonte da versão beta do aplicativo Google para Android.
O Google está aprimorando o Gemini Live, integrando novas ferramentas para facilitar a interação. As novidades incluem uma interface compacta na parte inferior da tela, que promete transformar a forma como usamos assistentes de IA no Android. Entre os destaques, a capacidade de usar o recurso de busca visual, semelhante ao Circle to Search do Gemini, diretamente sobre o conteúdo exibido.
A Google tem investido bastante no Gemini Live, e não estamos falando apenas das extensões de aplicativo que já foram identificadas em desenvolvimento. Nos últimos meses, acompanhamos de perto os avanços em várias frentes. Isso inclui o suporte do Live para entrada de tela no estilo Circle to Search e a implementação de uma nova interface compacta. Essas mudanças indicam o caminho que a ferramenta está tomando.
Enquanto aguardamos a estreia pública dessas novidades, detalhes adicionais foram descobertos. Esses achados vêm de uma análise do código-fonte, ou APK teardown, da versão beta 16.25.44.sa.arm64 do aplicativo Google para Android. Embora a marca “Circle to Search” ainda não tenha aparecido explicitamente no Live, uma versão anterior foi chamada de “Circle Screen”.
Fica claro que a Google está trabalhando em algo com funcionalidade equivalente. Antes, uma interface inicial se apresentava como um Botão de Ação Flutuante (Floating Action Button ou FAB) com um ícone de caneta. Essa era a primeira vez que tínhamos uma prévia de como a funcionalidade se integraria ao sistema.
Desde então, percebemos que a Google está desenvolvendo uma nova barra compacta, localizada na parte inferior da tela. Essa barra é essencial para interagir com o Gemini Live. Ela pode incluir um botão que irá ativar a versão do recurso para o assistente. O trabalho em progresso sugere uma interface mais coesa.
Leia também:
Interface e Busca Visual do Gemini
Se você achava que aquele único FAB parecia um pouco estranho, não estava enganado. A nova interface que a Google parece estar buscando faz muito mais sentido agora. Foi possível ativá-la com uma das formas desse overlay em desenvolvimento, onde sua presença parece mais adequada.
O comportamento da ferramenta também mostra melhorias significativas. Ao ser selecionada, o ícone agora é destacado corretamente, ao invés de exibir o risco que víamos antes. Isso indica um refinamento na usabilidade e na resposta visual para o usuário.
Além disso, a Google está pensando em adicionar controles de legendas diretamente ao overlay. Essa integração facilita o acesso e o uso, tornando a experiência mais fluida para quem precisa dessa funcionalidade. A constante evolução do assistente Gemini reforça o foco em recursos de IA.
Os modelos de IA da Google também estão chegando ao Brasil para diversos celulares, como os da Samsung, ampliando o acesso a essas tecnologias avançadas. Esse movimento mostra o empenho da empresa em tornar a inteligência artificial mais presente no dia a dia dos usuários de dispositivos móveis.
Controles de Legendas no Gemini Live
Você deve ter notado outro desenvolvimento relevante: um botão de legenda agora está posicionado acima do overlay. Embora o local pareça um pouco deslocado, em vez de estar na barra com os outros controles, o espaço está ficando mais compacto.
Uma vez que você ativa as legendas ao usar o Gemini Live, a presença delas continua mesmo se você minimizar o overlay e o botão. Isso é exatamente o que se espera de uma funcionalidade bem integrada. Basta que a Google encontre um lugar mais inteligente para esse controle.
Essa é uma demonstração do impacto da inteligência artificial na usabilidade diária. A busca por aprimoramentos contínuos visa facilitar a vida dos usuários, oferecendo ferramentas cada vez mais intuitivas e acessíveis.
Por enquanto, essas modificações não estão disponíveis publicamente para os usuários de Android. No entanto, elas oferecem uma clara visão do que podemos esperar para o futuro do Gemini Live, caso a Google siga adiante com o desenvolvimento dessas funcionalidades. Outros assistentes, como a Siri da Apple, também planejam aprimoramentos, com a possível integração de IA como ChatGPT ou Claude.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.