O Google está lançando um novo recurso de atalhos para o Assistente no Android que é semelhante às rotinas Bixby da Samsung e Atalhos Siri do iPhone. O recurso permitirá que os usuários configurem o comportamento no aplicativo e o vinculem a um comando de voz personalizado. Por exemplo, se alguém desejar, eles podem habilitar a opção “Novo tweet” para o aplicativo do Twitter e então dizer “Ok Google, novo tweet” ou qualquer outra palavra-chave que eles prefiram usar o Assistente para escrever um tweet diretamente.
Assim como os atalhos da Siri no iPhone, o Google também oferece recomendações de atalhos de seus aplicativos usados com frequência. Há também uma guia ‘Seus atalhos’, onde é possível acessar todos os atalhos personalizados.

A maior limitação dos atalhos no momento é que eles não permitem encadear uma série de comandos e eles também estão limitados a ações dentro de aplicativos. Além disso, em sua forma atual, os atalhos não podem fazer nada dentro de um aplicativo, eles só podem levar você a uma tela específica dentro deles. Por exemplo, você não pode definir um atalho no Google Assistente para pesquisar uma palavra-chave específica no Instagram, embora possa usá-lo para abrir a guia Explorar. Os desenvolvedores também precisarão atualizar seus aplicativos para aproveitar os atalhos.
Os atalhos no Google Assistente estão sendo implementados lentamente pelo Google como uma opção de servidor. Você pode verificar se o recurso está instalado em seu dispositivo ou não acessando as configurações do Google Assistente. Os atalhos também podem ser acessados na seção Rotinas do aplicativo.
Fonte: Android Police
Leia também: