▲
- Google lançou versões estáveis do Gemini 2.5 Flash e Pro, além de uma nova opção econômica, o Flash-Lite.
- Se você é desenvolvedor, as mudanças nos preços podem afetar o custo de projetos com IA generativa.
- Os ajustes podem tornar algumas aplicações mais acessíveis, mas também aumentar custos iniciais.
- A Google reforça sua aposta no mercado de IA com modelos diversificados para diferentes necessidades.
O Gemini 2.5 Flash está chegando em versão estável, junto com novidades na linha de modelos de IA da Google. A empresa também anunciou o lançamento em prévia do Gemini 2.5 Flash-Lite, uma versão ainda mais rápida e econômica para tarefas específicas.
O Gemini 2.5 Pro foi o primeiro modelo da série anunciado no início do ano, seguido pelo Gemini 2.5 Flash em acesso antecipado. Agora, a Google apresenta uma terceira opção: o Flash-Lite, que promete ser o mais rápido e com menor custo da família. Segundo a empresa, ele é ideal para classificação e sumarização de conteúdo em larga escala.
Enquanto isso, as versões estáveis do Gemini 2.5 Flash e Pro começam a ser distribuídas. A Google ajustou os preços: o custo de entrada para o Flash aumentou US$ 0,15, mas a saída ficou US$ 1,00 mais barata. Essas mudanças podem impactar desenvolvedores que usam a plataforma para criar aplicações com IA generativa.
A evolução dos modelos Gemini mostra a aposta da Google no mercado de inteligência artificial, que tem se tornado cada vez mais competitivo. Recentemente, a empresa também atualizou a interface do assistente para melhorar a experiência dos usuários.
Com três opções na linha 2.5, a Google oferece diferentes níveis de desempenho e custo para atender desde tarefas simples até análises complexas. Essa estratégia lembra a abordagem de outras empresas de tecnologia, como a Meta com seus modelos de IA especializados.
Leia também:
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.