Ao proteger suas contas online, a autenticação de dois fatores (2FA) é uma maneira fácil de adicionar outra camada de segurança. Existem inúmeras opções disponíveis para download, incluindo o aplicativo Google Authenticator.
Efetivamente, o aplicativo Google Authenticator gera códigos de uso único baseados no tempo que estão vinculados a sites ou contas. Um pequeno cronômetro indica quanto tempo resta para inserir a chave antes que ela expire ou um novo código será gerado. Isso evita o roubo de uma chave de uso múltiplo e é provavelmente mais do que suficiente para muitas pessoas que procuram adicionar uma camada extra de segurança além da senha de suas contas online.
O processo de configuração inicial depende de um código QR ou chave simples e, embora sua conta do Google agora esteja protegida por seu telefone por padrão, para gerenciar mais de um serviço, o Google Authenticator ainda é uma ótima opção gratuita, apesar do processo de configuração manual.
- Malware criptomoedas segurança: golpe rouba US$ 24 mil do Defender
- Geração Z no trabalho: jovem deixa emprego após primeiro dia de teste
- Hibrido? Jamais, Chevrolet Onix terá truque para enganar
Como visto no Android Police, o aplicativo Google Authenticator ultrapassou a barreira de 100 milhões de downloads na Play Store. O único “problema” dele é que você precisa transferir ou exportar manualmente quaisquer contas para um novo dispositivo ao trocar. Isso não é muito inteligente, porque caso você perder seu celular ou se ele quebrar, infelizmente, você perderá suas senhas.
Ele pode ser considerado apenas um gerador de senha e não aconselhamos a usar ele como um gerenciador de senha, dado o motivo acima.
Dito isso, é um aplicativo simples que oferece muito pouco além de um tema escuro mas é capaz de gerar códigos seguros, mesmo sem uma conexão móvel ou de dados. Como tal, as atualizações têm sido poucas e espaçadas e o conjunto de recursos é bastante limitado.