Apresentadas no I/O 2023 em maio, as extensões para o Google Bard foram lançando hoje (em inglês) para permitir que o “colaborador prestativo” do Google acesse seu Gmail, Drive e Docs, bem como outros serviços próprios, para realizar tarefas.
As extensões, como mostramos anteriormente, conectam o Google Bard ao Gmail, Drive, Docs, YouTube, Maps e Google Flights e hotéis. No caso dos aplicativos Workspace, Bard agora pode examinar e-mails e documentos para encontrar as informações específicas solicitadas. Por exemplo:
- “..peça a Bard para pegar o [trip] datas que funcionam para todos no Gmail”
- “Encontre meu currículo intitulado junho de 2023 em meu Drive e resuma-o em um pequeno parágrafo de declaração pessoal”
Bard leva um momento para encontrar e acessar suas informações, com Bard mostrando uma resposta concisa e um resumo dos e-mails reais. No que diz respeito à privacidade, “o conteúdo do Gmail, Docs e Drive não é visto por revisores humanos, usado pela Bard para mostrar anúncios ou para treinar o modelo Bard”.
Depois que Bard tiver acesso a esses dados, eles poderão ser usados para encontrar informações em tempo real sobre voos e hotéis, rotas do Google Maps e até vídeos do YouTube, sem que você precise inserir essas informações manualmente.
Leia também:
Enquanto isso, o botão “Google it” fará mais do que apenas sugerir consultas de pesquisa do Google. Tocar nesse botão agora fará com que Bard leia sua resposta e “avalie se há conteúdo na web para comprová-la” ou não.
Após o lançamento em inglês, recursos como upload do Google Lens, respostas visuais e modificações (simples, longas, curtas, profissionais ou casuais) agora estão disponíveis em 40 idiomas. O recurso de compartilhamento de conversas baseado em link também está se expandindo para que você possa continuar as conversas do Bardo iniciadas por outros usuários.
Por último, o Google credita esses novos recursos como possíveis graças às atualizações mais recentes do PaLM 2, incluindo o uso de “técnicas de aprendizagem por reforço de última geração para treinar o modelo para ser mais intuitivo e imaginativo”.