O Google está começando a implementar suporte para HTTP / 3 em seu navegador Chrome, a empresa anunciou em um blog. A atualização trará algumas melhorias de desempenho adicionais, principalmente graças a a implementação do QUIC como o protocolo de transporte.
A Internet Engineering Task Force, ou IETF, introduziu o HTTP / 2 em 2015, e uma das grandes melhorias que trouxe foi o suporte para multiplexação. No entanto, ele usou o TCP como protocolo de transporte e os mecanismos de recuperação de perda no TCP, portanto, os pacotes perdidos ainda podem causar um atraso em todas as transações ativas. Ao adotar o QUIC, o HTTP / 3 pode melhorar ainda mais o processo de transferência, uma vez que os pacotes perdidos afetam apenas as transações diretamente afetadas por eles.
O Google foi o desenvolvedor original do QUIC, mas o protocolo está nas mãos do IETF há algum tempo e a versão IETF do QUIC agora é significativamente diferente da versão interna do Google. Até agora, o Google tem apoiado apenas sua própria implementação QUIC enquanto a IETF trabalha em sua versão, mas agora isso está mudando. O Google diz que IETF QUIC “supera significativamente HTTPS em TLS 1.3 em TCP”. Por exemplo, a latência de pesquisa do Google diminui em 2%, enquanto o tempo de rebuffer do YouTube é reduzido em 9%.
Como tal, a empresa está habilitando o suporte para IETF QUIC em seu navegador, com 25% dos usuários o habilitando a partir de hoje. A implementação é baseada no rascunho 29, que não é a versão mais recente, mas não há mudanças significativas nos rascunhos subsequentes, de acordo com o Google. O que o Google ainda não está adicionando é o suporte para IETF QUIC 0-RTT, que virá mais tarde, e promete um desempenho ainda melhor quando estiver disponível.
O HTTP / 3 ainda não foi finalizado e ainda não está claro quando os navegadores terão uma implementação totalmente finalizada.