▲
- A Google está desenvolvendo um novo modo desktop para Android, semelhante ao Samsung DeX.
- Essa nova funcionalidade permitirá que você utilize seu dispositivo Android com uma interface mais adequada para telas grandes.
- Com a adição de janelas flutuantes e barra de tarefas, a experiência pode mais se parecer com um PC, aumentando sua produtividade.
- O lançamento está previsto para futuras atualizações do Android, o que pode beneficiar a comparação entre sistemas.
O Samsung DeX, presente no mercado há anos, oferece uma interface que simula um ambiente de trabalho em um monitor externo, com suporte a teclado e mouse. Alguns tablets Galaxy também conseguem rodar o DeX diretamente no dispositivo, expandindo as possibilidades de uso. Agora, a Google parece estar desenvolvendo sua própria versão desse recurso para dispositivos Android.
O novo modo desktop do Android
Imagens da nova função da Google já surgiram, indicando que o lançamento pode estar próximo. O AndroidAuthority conseguiu testar essa funcionalidade ainda não lançada em um dispositivo Pixel. O modo desktop inclui uma barra de tarefas completa, onde os aplicativos podem ser fixados para acesso rápido. A gaveta de aplicativos também foi aprimorada, tornando-a mais adequada para este uso específico.
Múltiplos aplicativos podem ser abertos em janelas flutuantes, que podem ser redimensionadas, movidas e encaixadas nas laterais da tela. Esse comportamento é similar ao de sistemas operacionais desktop tradicionais, facilitando a transferência de arquivos entre diferentes janelas.
A interface parece ser uma evolução do modo de janelas para desktop que a Google introduziu para tablets com uma atualização trimestral do Android 15. A principal diferença é que o recurso de janelas atualmente funciona apenas no dispositivo, enquanto a nova versão seria compatível com telas externas.
O futuro do Samsung DeX
Como a Google se prepara para lançar modo desktop que rivaliza com Samsung DeX, é natural questionar o futuro da plataforma da Samsung. Já existem algumas sobreposições entre aplicativos desenvolvidos tanto pela Google quanto pela Samsung, e essa nova funcionalidade pode intensificar essa situação. No entanto, é improvável que a Samsung abandone o DeX só porque a Google criou uma interface de usuário similar.
Leia também:
Ainda não há uma data exata para o lançamento do modo desktop do Android. Especula-se que o recurso possa ser lançado com uma atualização trimestral do Android 16 ou, possivelmente, com o Android 17, mas é pouco provável que esteja disponível já no lançamento inicial do Android 16.
Com a proximidade do lançamento do modo desktop do Android, é interessante observar como a Google pretende integrar essa funcionalidade e como ela se comparará ao Samsung DeX. A competição entre as duas empresas pode trazer melhorias para ambos os sistemas, beneficiando os usuários com mais opções e funcionalidades. Resta aguardar os próximos lançamentos para ver como essa história se desenvolverá.
Primeira: Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificiado, mas escrito e revisado por um humano.