▲
- A Google anunciou uma união entre Android e ChromeOS, visando uma integração mais profunda.
- Dispositivos como Galaxy phones e Chromebooks terão uma interação mais otimizada para o usuário.
- Esse avanço pode tornar o uso de smartphones e laptops mais harmonioso e eficiente.
- O objetivo é oferecer uma experiência mais fluida e melhorar o desenvolvimento de recursos digitais.
A Google confirmou recentemente a união entre o Android e o ChromeOS, prometendo uma integração mais profunda entre as plataformas. Essa novidade visa melhorar a forma como os Galaxy phones Chromebooks e outros dispositivos interagem no dia a dia. A ideia é simplificar o desenvolvimento de recursos e oferecer uma experiência mais fluida para os usuários.
A Nova Base do ChromeOS
Após o anúncio da fusão dos dois sistemas operacionais, Sameer Samat, presidente do Ecossistema Android na Google, compartilhou mais detalhes em uma publicação no X. Ele explicou que o ChromeOS está sendo construído sobre a tecnologia base do Android. Isso significa que as duas plataformas vão compartilhar grande parte do mesmo código.
Essa abordagem é parecida com o que a Apple faz hoje com iOS, iPadOS e macOS. Para a Google, essa mudança deve simplificar bastante o trabalho de engenharia. Isso permite que a empresa inove mais rápido e alcance novos níveis de desempenho para seus sistemas.
Ainda segundo Samat, essa transição para a tecnologia Android no ChromeOS vai aprimorar a colaboração entre celulares, tablets Android e laptops com ChromeOS. Além disso, a Google poderá levar ainda mais recursos de inteligência artificial para os notebooks com recursos de inteligência artificial, como o Galaxy Chromebook Plus.
Essa unificação promete um futuro onde seus dispositivos Google e Samsung trabalharão de forma mais harmoniosa. Recursos que hoje já existem, como Gemini AI, Fast Pair e Quick Share, são apenas um começo. A expectativa é de que muitas outras funcionalidades se tornem comuns entre as duas plataformas.
Leia também:
Mais Sincronia entre Seus Dispositivos
A Google já oferece algumas funcionalidades em comum entre o Android e o ChromeOS. Como mencionado, o Gemini AI, o Fast Pair para emparelhamento rápido e o Quick Share para compartilhamento de arquivos já são exemplos dessa integração. Mas o caminho é para ir além e trazer ainda mais convergência.
No futuro, a ideia é que você possa acessar seus aplicativos, dados e arquivos de forma mais integrada entre seu smartphone, tablet Galaxy e seu laptop Chromebook. Como o ChromeOS passará a ser baseado no Android, a expectativa é que ele consiga rodar aplicativos Android de nível profissional com mais facilidade.
Com o Android 16 e o modo desktop, a Google trouxe o Modo Desktop, uma funcionalidade inspirada no Samsung DeX. Esse modo permite que os aplicativos sejam usados em janelas livres, podendo ser maximizados, minimizados ou organizados lado a lado para multitarefas. Isso mostra que Android e ChromeOS estão ficando mais próximos.
A diferença principal entre eles provavelmente será o formato do dispositivo, ou seja, se é um celular ou um laptop. Isso abre portas para experiências de usuário mais consistentes e eficientes, independentemente do aparelho que você estiver usando. Similar a como o Android e o iOS 26 se aproximam em design.
Os Chromebooks são bastante populares em segmentos como o corporativo e o educacional (K12). A Google reforçou que o ChromeOS continuará a oferecer segurança, uma interface e experiência de usuário consistentes, além de amplas capacidades de gerenciamento, características valorizadas nesses setores.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via SamMobile