▲
- O Google lançou a Flow, uma ferramenta de IA que permite enquadramento e edição automática de vídeos.
- Se você produz vídeos, a Flow pode simplificar seu trabalho com recursos avançados de edição e enquadramento.
- A ferramenta pode revolucionar a produção de vídeos, tornando-a mais acessível e eficiente para criadores de conteúdo.
- Flow já está disponível nos EUA e promete expandir para outros países em breve.
O Google lançou uma ferramenta que utiliza três modelos de linguagem de inteligência artificial para enquadramento, visando facilitar e aprimorar a produção de vídeos. Chamada Flow, a novidade foi apresentada durante o Google I/O e consegue gerar clipes de 8 segundos a partir de descrições detalhadas de cenas e fotos de objetos reais. Além disso, permite criar um plano seguinte e editar ambos em um aplicativo similar a softwares de edição de vídeo.
Antecipando possíveis críticas, o Google afirmou que ainda está estudando o potencial da IA na produção visual. A empresa vê essas ferramentas como um facilitador, capaz de ajudar cineastas a contar histórias com mais facilidade.
Flow: A Nova Ferramenta de IA para Enquadramento do Google
A ferramenta Flow permite definir o ângulo, enquadramento e estilo das filmagens, unindo os modelos Gemini, Imagen e Veo, todos desenvolvidos pela empresa. Segundo o Google, o Flow está sendo desenvolvido em parceria com criadores de conteúdo e produtores de vídeo.
O Flow é uma evolução do VideoFX, do Google Labs, e já está disponível nos Estados Unidos para assinantes dos planos AI Pro ou AI Ultra. A empresa promete expandir a disponibilidade para outros países em breve. O Google também divulgou exemplos de vídeos criados em parceria com artistas, demonstrando o potencial da ferramenta.
A assinatura AI Pro, que custa R$ 97 mensais, dá direito a cem produções por mês, enquanto a AI Ultra, de R$ 1.210, oferece um limite maior e acesso ao Veo 3, modelo de geração capaz de criar sons ambiente e diálogos. O perfil Evolving AI no Instagram já compilou exemplos de uso da geração de som, incluindo personagens pronunciando trava-línguas com facilidade.
Leia também:
Novidades e Recursos Adicionais
Além do Flow, o Google anunciou o Imagen 4, um novo modelo de geração de imagens com melhor desempenho em textos, e novas funcionalidades para o Veo 2, como controle de câmera. O Flow também ganhou uma plataforma própria para vídeos gerados por IA, chamada Flow TV, onde é possível ver o comando original usado para gerar cada trecho.
O Google também apresentou o SynthID Detector, um detector de conteúdo gerado por suas IAs, ainda em acesso antecipado. O SynthID é uma marca d’água aplicada aos conteúdos produzidos pelos modelos da empresa. Segundo o Google DeepMind, o detector será capaz de identificar quais partes do conteúdo têm maior probabilidade de terem sido marcadas com SynthID.
A ferramenta do Google chega num momento em que plataformas como o Android Automotive amplia catálogo de aplicativos para carros com telas grandes.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.