Recentemente o Google Maps anunciou que informará a qualidade do ar em sua região e em regiões que você pretende viajar. A novidade foi anunciada com a aproximação do verão na hemisfério norte, especialmente para os estadunidenses que vem enfrentando uma onda de secas e queimadas.
- 10 dicas e truques do Google Maps que você precisa conhecer
- Google Maps: 9 funções secretas para você usar no aplicativo
Qualidade de ar no Google Maps
O novo recurso será implementado primeiro no Google Maps nos Estados Unidos, Índia e Austrália e posteriormente em outros países. Ele trará uma nova camada onde informará aos usuários como anda a qualidade do ar na região onde mora e nas regiões próximas.
Dessa maneira, os usuários do aplicativo no Android e iPhone que tiverem o recurso ativado, observarão um gráfico de Índice de Qualidade do Ar (Air Quality Index, em inglês); onde informará uma medição do nível de qualidade do ar para todos os usuários que se preocupam com a poluição da região ou possíveis desastres naturais.
Esse novo recurso ainda não está disponível para todo mundo, mas habitantes dos Estados Unidos, Índia e Austrália, possuem acesso à nova ferramenta que será a nova promessa de prevenção a possíveis doenças e riscos desnecessários. Com esse recurso, os atletas que praticam exercícios ao ar livre poderão ficar mais tranquilos quando for fazer uma “corridinha” em parques e praças públicas.
Como utilizar o novo recurso de “AQI” do Google Maps
Quando tivermos acesso à ferramenta do Google Maps no Brasil, bastará tocar sobre o ícone de camadas do app para então selecionar o modo “Qualidade do Ar”. Quando selecionado, o aplicativo fará uma “varredura” do status atual da região, medindo o ar em todo lugar mais próximo a você e entregando uma média da sua região.
As informações da PurpleAir também estão disponíveis em monitores nest e alto-falantes. Para melhorar a precisão do local onde você está, será necessário que você aplique um zoom mais próximo a sua cidade para captar apenas a área que aparecerá no mapa.
Atualmente, os indicadores da qualidade do ar são representados por cores, que vão do “verde” que significa mais limpo, até o “vermelho” representando o pior cenário possível. Outro recurso visual é as “pontuações”, que vão de “0” a “400+”, que quanto maior for o valor apresentado, pior é qualidade do ar.
Esses dados obtidos do ar, são de agências governamentais, que também inclui a EPA (Agência de Proteção Ambiental, em português), o que dá uma garantia que os dados são precisos. Além disso, a qualidade do ar será registrada através dos sensores da PurpleAir, uma rede de sensores de baixo custo norte-americana que entregará uma visão das condições climáticas das áreas analisadas.
Outra função muito útil da nova ferramenta, é a camada que informará a possibilidade de incêndios dentro do território norte-americano. Que alertará a população dos riscos de incêndios do local, fora outras informações como incêndios em floresta e região.
Resta aguardarmos para saber quando a novidade chegará ao Brasil e como elá funcionará para controlar a qualidade do ar em grandes cidades metropolitanas.
E você, gostou da novidade? Conte-nos o que achou da nova atualização do aplicativo do Google Maps que virá para nossos amigos do hemisfério norte.
Para mais informações e dicas sobre o aplicativo do Google, acesse os links recomendados que separamos especialmente para você no começo desse artigo.