Google Messages facilita cancelamento de mensagens automáticas no Brasil

Google Messages agora permite cancelar mensagens automáticas com um clique. Saiba como usar essa função no Brasil.
Atualizado há 5 horas
Google Messages facilita cancelamento de mensagens automáticas no Brasil
Cancelou a mensagem automática fácil e rápido com o Google Messages no Brasil!. (Imagem/Reprodução: Androidauthority)
Resumo da notícia
    • O Google Messages lançou uma função que simplifica o cancelamento de mensagens automáticas enviadas por empresas.
    • Você pode parar de receber promoções e alertas indesejados com um clique, sem precisar digitar comandos manualmente.
    • A novidade dá mais controle aos usuários sobre as comunicações recebidas no celular.
    • A função está sendo liberada gradualmente para usuários beta no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O aplicativo Google Messages está lançando uma função que simplifica o processo de Desativar mensagens automatizadas enviadas por empresas, campanhas e organizações. Agora, a plataforma destaca uma opção clara para cancelar esse tipo de comunicação, enviando automaticamente um comando “STOP” para o remetente. Assim, usuários têm mais controle sobre o que desejam receber no celular, evitando promoções e alertas indesejados.

Como a nova função ajuda a Desativar mensagens automatizadas

Milhões de mensagens automáticas são enviadas por negócios, ONGs e campanhas políticas todos os dias, geralmente sem que o usuário tenha solicitado. Normalmente, para sair dessas listas, basta responder “STOP” — mas nem todo mundo sabe disso, pois essa informação muitas vezes não está visível.

Na novidade do Google Messages, surge na interface uma pequena barra com a dica “Cancelar inscrição para parar de receber mensagens”. Tocando na opção “Cancelar inscrição”, abre-se uma janela perguntando o motivo pelo qual o usuário quer sair daquela lista.

São cinco alternativas para justificar o cancelamento: “Não me inscrevi”, “Muitas mensagens”, “Não tenho mais interesse”, “Spam” ou “Outro”. Caso a pessoa escolha “Spam”, aparece uma caixa extra para denunciar o remetente por conteúdo abusivo. Se clicar em “Outro”, surge um campo para explicar melhor a razão.

A ação substitui o antigo botão “Bloquear e denunciar spam”, que ainda pode ser acessado, mas agora está dentro do menu da conversa, ficando menos visível na interface principal. O envio automático do “STOP” agiliza o processo e evita que o usuário precise digitar comandos manualmente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Funcionamento com SMS, MMS e mensagens RCS empresariais

Ao apertar cancelar inscrição, o Google Messages envia a palavra “STOP” ao número, que geralmente é um código curto, com cinco ou seis dígitos usado por grandes empresas. Uma mensagem na tela confirma que a solicitação de saída foi enviada e mostra um botão “START”, para o caso do usuário mudar de ideia e querer reativar o serviço futuramente.

Inicialmente, a atualização foi vista nos SMS e MMS oriundos desses códigos curtos. A expectativa é que também passe a cobrir mensagens RCS (Rich Communication Services) empresariais, conhecidas como RBM (RCS Business Messages), padrão que deve se expandir pelo mundo, inclusive em mercados como Brasil, Índia e México.

Vale lembrar que, por enquanto, esse recurso está liberado para parte dos usuários beta do Google Messages nesses países. Porém, o suporte completo para sair de RCS ainda não está pronto no sistema. Ou seja, mesmo vendo a opção visual, a funcionalidade pode não funcionar logo de início em todas as conversas RCS.

Outro detalhe: segundo as diretrizes divulgadas pela própria Google, empresas são obrigadas a respeitar o pedido de cancelamento. Caso não consigam fazer isso via conversa, precisam oferecer um link para que o usuário gerencie suas assinaturas externamente.

Regras do Google para o envio de mensagens automáticas

Empresas podem continuar enviando conteúdos considerados essenciais, como códigos temporários de autenticação e alertas operacionais de serviços contratados. Porém, publicidade, marketing e demais anúncios promocionais estão proibidos após o cliente solicitar a saída.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No futuro, quando o processo estiver totalmente implementado e os negócios adaptados, espera-se uma redução no volume de promoções intrusivas. A experiência tende a ficar mais transparente, com a manutenção apenas de contatos realmente autorizados pelo usuário.

Se mesmo assim você recebe mensagens automáticas e está cansado das notificações, o ideal é acessar as opções do próprio Google Messages e verificar se a função para Desativar mensagens automatizadas já está disponível em sua conta. Muitos brasileiros interessados em avanços móveis têm acompanhado novidades como a chegada do HyperOS 2 baseado no Android 16 e melhorias no sistema Android, que também podem trazer mais recursos de privacidade.

Importante reforçar que essa função está integrada apenas ao Google Messages e não a outros aplicativos SMS. Se você usa alternativas disponíveis no Android, dificilmente verá esse botão, pois ainda não há integração semelhante nesses apps.

Disponibilidade gradual da ferramenta e próximos passos

A nova maneira de cancelar mensagens automáticas chegou em uma versão beta do Google Messages e será liberada em etapas. Alguns usuários já conseguem acessar, enquanto outros devem receber nos próximos meses conforme a empresa conclui os testes.

O Google também confirmou que, mesmo com essa atualização dentro do app, ainda precisa aprimorar o suporte tecnológico no sistema para que ocorra a comunicação automática com canais RCS empresariais. Assim, mesmo se visualizar o botão, pode ser necessário aguardar que a empresa se adapte para a solicitação ter efeito imediato.

Com a medida, o Google busca facilitar para milhões de pessoas o cancelamento de propagandas e alertas indesejados, alinhando práticas adotadas por plataformas de comunicação ao redor do mundo. Essa movimentação ocorre em meio a outras transformações digitais em setores como inteligência artificial, que está influenciando desde novos data centers até táticas de marketing digital.

Enquanto isso, os usuários interessados podem acompanhar a disponibilidade de recursos do Google Messages em atualizações futuras e optar por ajustar suas configurações de privacidade e notificações, bloqueando contatos ou cancelando comunicações sempre que necessário para ter mais controle sobre suas mensagens.

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.