Google permite suspender atualizações de apps com bugs na Play Store

Novo recurso da Play Store permite suspender atualizações de apps com bugs, evitando problemas para usuários e desenvolvedores.
Atualizado há 7 horas atrás
Google permite suspender atualizações de apps com bugs na Play Store
Play Store agora suspende atualizações problemáticas, protegendo usuários e devs. (Imagem/Reprodução: Tecnoblog)
Resumo da notícia
    • O Google anunciou um recurso para suspender atualizações de apps com bugs na Play Store.
    • Você poderá evitar versões problemáticas de apps, garantindo uma experiência mais estável.
    • Desenvolvedores terão maior controle sobre as atualizações, reduzindo impactos negativos.
    • A funcionalidade pode diminuir a frustração de usuários com apps instáveis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Google anunciou uma novidade que vai agradar tanto desenvolvedores quanto usuários: em breve, será possível suspender atualizações de apps diretamente na Play Store. Essa funcionalidade permitirá interromper a distribuição de updates com bugs, evitando que versões problemáticas cheguem aos usuários.

Atualmente, quando uma atualização é lançada, ela se torna disponível para todos os usuários, que podem optar por baixar manualmente ou ativar as atualizações automáticas na Play Store. Quem opta pela atualização automática, muitas vezes, não tem escolha a não ser esperar por uma correção em um update futuro, caso a nova versão apresente problemas.

Já quem prefere atualizar manualmente pode evitar a nova versão do app por um tempo. Mas, com a nova ferramenta, os desenvolvedores terão mais controle sobre a distribuição das atualizações.

Como a Play Store vai Suspender atualizações de apps com bugs?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em breve, os desenvolvedores poderão interromper o envio de uma atualização diretamente do Google Play Console e da Publishing API. O Google ainda não divulgou uma data específica para a liberação dessa funcionalidade.

Atualmente, os desenvolvedores podem selecionar a porcentagem de envio das atualizações dos aplicativos, controlando quantos usuários receberão o update inicialmente. Essa prática é comum em apps como o WhatsApp, onde alguns usuários recebem novos recursos antes do lançamento oficial para todos.

Leia também:

Embora essa seja uma boa solução, o Google poderia investir em uma alternativa ainda melhor para evitar o download de atualizações problemáticas: a opção de fazer downgrade no app sem depender de APKs. Afinal, quem não gostaria de ter um aplicativo Telefone do Google sempre funcionando?

Alguns sistemas operacionais e serviços permitem que o usuário retorne para uma versão antiga do software. Isso garante que o cliente utilize uma versão estável do programa, sem ter que esperar por uma correção do bug. E, se você está sempre atento às novidades, pode até descobrir o que o Android 16 está preparando!

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.