A versão mais recente do aplicativo Google Camera sugere que a série Pixel 6 usará um sensor de 50 megapixels fabricado pela Samsung.
O Android 12 Beta 4 foi lançado ontem, e com ele, o aplicativo Google Camera foi para a versão 8.3.252. Embora nada tenha mudado visualmente, algumas mudanças importantes foram feitas no código fonte.
O membro da comunidade Android e renomado modder do Google Camera Cstark27 deu uma olhada mais de perto na última atualização, e encontrou um pouco de código que menciona “P21” — a abreviatura interna do Google para seus novos smartphones, incluindo o Pixel 6 — e “GN1”. O “GN1” é o número do modelo para um sensor de câmera revelado pela Samsung em maio de 2020.
https://twitter.com/Cstark_27/status/1425525856622063616?ref_src=twsrc%5Etfw
- Geração Z no trabalho: jovem deixa emprego após primeiro dia de teste
- Hibrido? Jamais, Chevrolet Onix terá truque para enganar
- Governos se unem para a construção da mega ponte entre estados brasileiros
De acordo com o anúncio original da Samsung, uma das maiores atrações do sensor GN1 é que ele oferece foco automático de dois pixels, uma técnica usada em câmeras DSLR, que é uma melhoria significativa sobre o foco automático de detecção de fase.
O ISOCELL GN1 é o primeiro sensor de imagem da Samsung a oferecer tecnologias Dual Pixel e Tetracell.
Graças ao tamanho relativamente maior do pixel, o GN1 traz o desempenho do sensor de imagem a um novo nível com uma combinação de sensibilidade à luz elevada para fotos estelares de baixa luz e velocidades de foco automático de nível DSLR, otimizadas para experiências mais dinâmicas de tomada de imagens.
Com 50 megapixels, um Pixel 6 com o sensor Samsung GN1 superaria significativamente a combinação do Pixel 5 de câmera traseira de 12,2MP e 16MP. Até agora, o sensor GN1 só foi usado em um punhado de telefones como a série Vivo X60 e Meizu 18 Pro, tornando difícil avaliar o quanto de uma melhoria fará para os próximos telefones do Google.
A mudança para o GN1 da Samsung também marcaria uma saída da base da série Pixel nos sensores Sony IMX, com os últimos anos todos usando um sensor IMX363. Claro, isso está longe de ser a primeira parte do Pixel 6 programada para ser alimentada por componentes da Samsung, já que o novo chip Google Tensor e foi criado com a divisão SLSI da Samsung.
Esse não é nem o mais novo nem o mais potente sensor da Samsung
De qualquer modo, é bom enfatizar que o Google resolveu não usar o que há de melhor.
Acontece que por mais que seja um excelente sensor, o GN1 ainda é “segundo escalão” da Samsung. O mais potente feito pela empresa é o GN2, que foi usado no Xiaomi Mi 11 Ultra, atualmente tido como a segunda câmera do mundo (por um ponto) pelo DxOMark.
O sensor GN1 tem pixels com tamanho de 1.2μm que combinam em 4 para formar um super pixel de 2.4μm. Já o GN2 tem pixels maiores: padrão de 1.4μm que3 se combinam em quatro e formam um super pixel de 2.8µm. Além disso, ele possui foco mais rápido que o antecessor.
Via 9to5google