▲
- O Google anunciou medidas para dificultar a restauração de celulares Android roubados, reforçando a proteção contra redefinição de fábrica.
- Se você possui um Android, essas mudanças podem proteger seus dados e dificultar o uso do aparelho por terceiros em caso de roubo.
- A medida visa reduzir o mercado de celulares roubados e aumentar a segurança dos usuários.
- As atualizações devem chegar com o Android 16, prometendo um sistema mais seguro e moderno.
O Google está endurecendo o jogo contra o roubo de celulares Android. A empresa anunciou medidas para dificultar a vida de quem tenta usar aparelhos roubados ou furtados, visando proteger os usuários e seus dados. A principal mudança é reforçar a proteção contra a redefinição de fábrica, tornando mais difícil o uso de um celular restaurar celular Android roubado sem a autorização do proprietário.
Essa medida não impede que você restaure seu próprio aparelho para as configurações de fábrica, seja para vendê-lo ou para tentar melhorar o desempenho. O processo continua o mesmo para usos legítimos, exigindo a sua conta Google durante a reconfiguração do Android.
A novidade é que, se as credenciais forem diferentes da conta cadastrada anteriormente, ou se o usuário anterior não tiver desvinculado sua conta antes do reset, a restauração não será finalizada. Essa proteção extra depende da Proteção contra Redefinição de Fábrica (FRP), um mecanismo que já existe desde o Android 5.1 e que agora será turbinado.
Como a Proteção Contra Redefinição de Fábrica Será Aprimorada?
O Google ainda não revelou todos os detalhes de como essa proteção será reforçada. A empresa apenas informou que, ainda em 2025, as defesas contra a redefinição de fábrica serão ampliadas para restringir “todas as funcionalidades em dispositivos que forem redefinidos sem a autorização do proprietário”. Ou seja, a ideia é que apenas o dono legítimo consiga usar o aparelho após um reset.
Para ilustrar a mudança, o Google compartilhou uma imagem que mostra um aviso no Android caso a autenticação do usuário falhe durante a redefinição. A mensagem informa que o uso do dispositivo só será possível se uma nova redefinição for feita, com a autenticação correta.
Leia também:
Se a autenticação falhar novamente, o mesmo aviso será exibido, criando um ciclo que impede o uso do aparelho até que a autenticação seja feita corretamente ou que o sistema seja burlado. Essa medida visa tornar praticamente impossível a utilização de um celular roubado.
Além disso, o Google anunciou que o recurso de bloqueio remoto será reforçado com a adição de uma pergunta de segurança, “ajudando a prevenir ações não autorizadas”. Ou seja, mesmo que alguém tente desbloquear o aparelho remotamente, a pergunta de segurança servirá como uma barreira extra.
Novas Funções de Segurança Chegam Com o Android 16
A previsão é que esses novos recursos de segurança sejam lançados ainda este ano. É bem provável que eles venham junto com o Android 16, que promete trazer um visual renovado e outras novidades. O Android 16 deve chegar com a promessa de deixar o sistema mais seguro e moderno.
Essa atualização de segurança se junta a outro anúncio recente do Google: a empresa quer tornar o Android mais inteligente na detecção de fraudes por SMS. A ideia é proteger os usuários de golpes e outras ameaças que chegam por mensagens de texto.
Com essas medidas, o Google espera dificultar a vida dos criminosos e aumentar a segurança dos usuários do Android. Resta aguardar para ver como essas mudanças serão implementadas e qual será o impacto real no combate ao roubo de celulares. Para quem busca mais informações e dicas de segurança, vale a pena conferir um guia completo sobre segurança.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificiado, mas escrito e revisado por um humano.