Google revisa plano de suporte ao goo.gl após anúncio de encerramento

Google reverte decisão de encerrar suporte ao goo.gl, preservando links ativos para evitar problemas de links quebrados em 2025.
Atualizado há 9 horas atrás
Google revisa plano de suporte ao goo.gl após anúncio de encerramento
Google mantém goo.gl ativo para evitar links quebrados até 2025. (Imagem/Reprodução: Androidauthority)
Resumo da notícia
    • A Google anunciou mudança no suporte ao serviço de encurtamento de URLs goo.gl, inicialmente previsto para acabar em 2025.
    • Se você utiliza links do goo.gl, essa decisão pode facilitar a continuidade de seus conteúdos e campanhas.
    • A medida ajuda a evitar problemas de quebra de links que podem afetar documentos, redes sociais e registros online.
    • Links que já receberam mensagens de aviso de suporte prestes a terminar ainda serão desligados conforme o planejamento inicial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Google anunciou uma mudança importante em relação ao suporte às URLs criadas pelo seu serviço de encurtamento de links, o goo.gl. Inicialmente, a empresa havia informado que encerraria o suporte a esses links em 25 de agosto de 2025, mas passou a reverter essa decisão. Agora, links que ainda estão em uso ativo serão preservados, garantindo que dados importantes não sejam perdidos de uma hora para a outra.

Sai o aviso de fim do suporte ao goo.gl com uma reviravolta no fim do Fim do goo.gl

A ferramenta de encurtamento de URLs da Google foi lançada em 2009 e foi bastante utilizada por anos, até seu fechamento oficial em 2018. Mesmo após a descontinuação, a empresa afirmou que os links do goo.gl continuariam redirectando às suas páginas originais, o que acabou acontecendo até 2024. Apesar disso, a Google anunciou que deixaria de suportar esses links após 25 de agosto de 2025, visando facilitar a manutenção e o controle de suas URLs.

Entretanto, a decisão inicial gerou preocupação, pois muitos desses links ainda estão integrados em diversos documentos, vídeos, redes sociais e publicações, como mostra uma análise na qual a Google afirmou que 99% deles tinham pouca ou nenhuma atividade em junho de 2024. Ainda assim, textos encaminhados no passado indicam que certos links permanecem em uso frequente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A atualização no blog oficial confirma que a Google reconsiderou a sua posição. Ainda segundo o anúncio, a empresa levará em conta o feedback recebido de usuários que relataram a manutenção de links em uso constante na internet e em documentos corporativos, vídeos e mensagens que ainda dependem desses encurtadores.

Se você utiliza URLs do goo.gl, essa mudança afeta o planejamento para 2025, mas com uma prioridade por manter ativos aqueles links que ainda fazem sentido na prática, evitando a desativação precoce, como explica uma fonte do site Android Authority. Vale lembrar que, mesmo com a nova postura, links que receberam uma mensagem de aviso em 2024 indicando sua desativação ainda serão desligados em breve, conforme planejado inicialmente.

Leia também:

A decisão também reflete uma tendência de busca por estabilidade na gestão de URLs, evitando problemas de quebra de links que podem afetar campanhas de marketing, conteúdo online ou documentos internos. Para evitar surpresas, é interessante monitorar o uso de links encurtados e estruturar alternativas, uma vez que a Google está mudando sua postura de suporte, mas não garantiu suporte completo para todos.

Via Android Authority.

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.