Governo confirma notificação via WhatsApp para celulares roubados

Governo lança sistema que notifica via WhatsApp quando celular roubado é ativado. Saiba como se proteger e regularizar seu aparelho.
Atualizado há 6 horas
Governo confirma notificação via WhatsApp para celulares roubados
Governo cria alerta no WhatsApp para celulares roubados; saiba como se proteger!. (Imagem/Reprodução: Mobiletime)
Resumo da notícia
    • O governo brasileiro lançou um sistema que notifica via WhatsApp quando um celular roubado é ativado.
    • Você pode se proteger e receber alertas para regularizar seu aparelho em caso de roubo ou furto.
    • A medida aumenta a segurança e facilita a recuperação de celulares perdidos ou roubados.
    • O sistema já conta com milhões de usuários cadastrados e milhares de alertas enviados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou uma nova funcionalidade para o programa Celular Seguro com WhatsApp. Agora, quem tiver o celular roubado, furtado ou perdido e registrar o incidente na plataforma Celular Seguro, poderá receber notificações via WhatsApp. Fique de olho: os perfis verificados do serviço usarão os números 2025-3003 ou 2025-3000.

O sistema funciona assim: quando uma nova linha é ativada em um aparelho com restrição, os dados são compartilhados, e o usuário recebe uma mensagem orientando a levar o smartphone a uma delegacia da Polícia Civil para regularizar a situação. É importante lembrar que o registro do celular e o alerta de perda, roubo ou furto são responsabilidade do dono do aparelho, que deve fazê-lo no site ou aplicativo da plataforma Celular Seguro.

Essa novidade já havia sido anunciada pelo ministério em junho do ano passado, mas só agora se tornou realidade. Em dezembro, a plataforma Celular Seguro completou um ano e lançou o “Modo Recuperação”, que permite bloquear parcialmente o celular, diferente do bloqueio total via IMEI, que era a única opção antes.

Como Funciona o Celular Seguro com WhatsApp

Desde o final de 2024, os usuários têm duas opções de bloqueio: o total, que impede o uso do aparelho, e o Modo Recuperação, que bloqueia apenas a linha e o acesso a aplicativos de bancos e instituições de pagamento parceiras. Até meados de fevereiro, 2,4 milhões de pessoas já estavam cadastradas na plataforma, com 4,3 mil solicitações de ativação do Modo Recuperação e mais de 100 mil alertas de bloqueio total.

Ao anunciar a novidade, a Anatel apresentou a funcionalidade de notificação como um “novo modo de recuperação”, que engloba o tipo de alerta já existente, agora com a possibilidade de avisar quem está com o aparelho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Consulta de Celular Roubado no Celular Seguro

Já está disponível no aplicativo Celular Seguro o Cadastro Nacional de Celulares com Restrição. A ideia é que qualquer pessoa possa verificar se o celular que está comprando é roubado, furtado ou perdido. Para isso, basta consultar o número de IMEI do aparelho, digitando o código *#06# como se fosse fazer uma ligação. Os testes do Cadastro foram anunciados pelo governo na última semana.

O que é o Celular Seguro?

O programa Celular Seguro funciona integrando um aplicativo instalado no celular ao cadastro na plataforma, acessível via gov.br. O usuário pode solicitar os bloqueios diretamente ou indicar uma pessoa de confiança para fazer a solicitação. Os alertas de bloqueio são enviados às operadoras pela Anatel e aos bancos pela Febraban. A lista de instituições de pagamento parceiras está disponível no site da Febraban. Recentemente, a ferramenta Celular Seguro envia alertas para aparelhos roubados no Brasil, aumentando a proteção aos usuários.

Primeira: Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificiado, mas escrito e revisado por um humano.

Segunda: Via Mobile Time

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.