▲
- O HP EliteBook Ultra G1i é um notebook empresarial com tela OLED, design premium e recursos de segurança avançados.
- O objetivo da notícia é analisar se o alto preço do notebook se justifica para empresas e usuários exigentes.
- O impacto direto é para empresas que buscam um dispositivo seguro, durável e com excelente desempenho.
- O notebook também pode atrair consumidores que valorizam qualidade, mas o preço pode ser um obstáculo.
O HP EliteBook Ultra G1i é um notebook que chama a atenção pela sua construção robusta e design elegante, oferecendo uma combinação de recursos que o tornam atraente tanto para o uso corporativo quanto pessoal. Equipado com processadores modernos, tela OLED de alta qualidade e uma série de funcionalidades de segurança, este dispositivo promete entregar uma experiência de uso completa. Mas será que o preço elevado se justifica? Vamos descobrir!
Design e Construção Premium
Recentemente, muito se tem falado sobre a atenção da Apple aos detalhes, que resultou em alguns dos melhores hardwares disponíveis no mercado. No entanto, a Apple não é a única empresa que consegue criar notebooks com uma ótima sensação ao toque. O EliteBook Ultra G1i é um desses casos. A primeira impressão ao tirar o notebook da caixa é de alta qualidade.
O tamanho é ideal, com bordas de tela que não são as menores do mercado, mas são suficientemente pequenas para tornar o EliteBook Ultra G1i compacto, considerando sua tela de 14 polegadas. Além disso, é extremamente fino, com uma espessura máxima de 0,48 polegadas na parte traseira, quase tão fino quanto o MacBook Air 13, da Apple, que tem 0,45 polegadas. A parte frontal do HP é ainda mais fina, com apenas 0,36 polegadas.
O peso também é similar ao do MacBook, o que confere ao aparelho uma densidade que evita a sensação de fragilidade. Com apenas 2,63 libras (aproximadamente 1,19 kg), ele é bastante portátil. O peso é bem distribuído, o que torna o transporte confortável, seja aberto ou fechado. As bordas arredondadas proporcionam uma sensação agradável ao toque, superior às bordas mais retas do MacBook.
A dobradiça do EliteBook, no entanto, não é tão suave e requer o uso das duas mãos para abrir a tampa. A construção em alumínio é sólida, sem sinais de flexão ou torção no chassi, teclado ou tela. O design é elegante, com um minimalismo contemporâneo que o torna atraente sem ser banal. As bordas arredondadas contribuem para essa estética, e a HP fez um ótimo trabalho com a cor azul escura.
Leia também:
Um ponto que pode incomodar alguns usuários é a cor azul clara utilizada nas teclas de função e no botão de energia, que possui um LED bastante brilhante. Embora isso possa melhorar a acessibilidade, um aspecto que a HP tem priorizado em seus designs recentes, pode comprometer um pouco a estética geral do dispositivo.
Além do design físico, o EliteBook Ultra G1i também oferece recursos importantes para empresas, como utilitários para gerenciamento e segurança aprimorados. O Wolf Security da HP oferece diversas funcionalidades de software e hardware que protegem o EliteBook. Se você procura um notebook fácil de gerenciar e altamente seguro, o EliteBook Ultra G1i é uma excelente opção.
Teclado e Touchpad
A HP tem se destacado na fabricação de teclados de alta qualidade há algum tempo, começando com seus notebooks Spectre. Essa excelência foi mantida nas linhas OmniBook e EliteBook, com melhorias adicionais focadas na acessibilidade. O teclado do EliteBook Ultra G1i é quase perfeito, comparável ao Magic Keyboard da Apple, que é considerado um dos melhores do mercado.
As teclas são grandes e bem espaçadas, proporcionando um layout confortável. As teclas possuem uma ação leve e responsiva, com um ponto de atuação preciso. É possível digitar por horas sem sentir fadiga. Um teste simples para avaliar a qualidade de um teclado é verificar se é possível digitar senhas de memória muscular na primeira tentativa, e o teclado do EliteBook passou nesse teste com sucesso.
O touchpad é igualmente excelente. Trata-se de uma versão háptica grande que ocupa todo o espaço disponível no apoio para as mãos, similar aos MacBooks da Apple. Ele é responsivo e oferece “cliques” consistentes. O Windows 11 oferece diversas opções de personalização para touchpads hápticos, e todas estão presentes aqui. O Force Touch da Apple tem sido o padrão da indústria, mas o touchpad do EliteBook é igualmente bom.
Além disso, é possível optar por uma tela sensível ao toque. Embora um touchpad háptico de alta qualidade torne essa opção menos atraente para alguns, ela está disponível para quem preferir.
Conectividade e Webcam do HP EliteBook Ultra G1i
A conectividade é boa, com três portas USB-C com suporte a Thunderbolt 4 e uma porta USB-A para dispositivos mais antigos. No entanto, alguns notebooks de 14 polegadas oferecem mais opções, como uma porta HDMI, que é bastante comum. Também não há suporte para cartão SD, o que seria interessante. A conectividade sem fio está atualizada com Wi-Fi 7 e Bluetooth 5.4.
A webcam é a versão usual de 9MP da HP, que oferece excelente qualidade de imagem. Ela é suportada por uma Neural Processing Unit (NPU) Lunar Lake que opera a 48 tera operations per second (TOPS), superando os 40 TOPS necessários para a iniciativa Copilot+ PC AI da Microsoft. Isso significa que o processamento de IA no dispositivo é mais eficiente do que depender da CPU ou GPU.
A HP fez uma parceria com a Poly Studio para oferecer o pacote de recursos de videoconferência Poly Camera Pro, que inclui aprimoramento de fundo, destaque, enquadramento automático e outras funcionalidades, muitas delas alimentadas por IA usando a NPU. Provavelmente não há outro notebook disponível com a mesma amplitude de recursos de IA, além do que é fornecido via Copilot+.
Desempenho
O EliteBook Ultra G1i oferece várias opções de processadores Intel Lunar Lake (Core Ultra Série 2), todos com 8 núcleos e 8 threads, rodando a 17 watts. O Lunar Lake prioriza a eficiência em vez do desempenho puro, com velocidades entre os chipsets Meteor Lake U-series de 15 watts e H-series de 28 watts da geração anterior. Como um notebook empresarial, o Intel vPro é uma opção natural, permitindo o gerenciamento e a segurança do EliteBook.
Todas as versões Lunar Lake oferecem desempenho semelhante em tarefas intensivas de CPU, pois variam apenas na velocidade do clock. No entanto, são consideravelmente mais lentas do que os chipsets Snapdragon X da Qualcomm, a outra opção eficiente do Windows. Os chipsets Ryzen AI 9 da AMD e M4 da Apple também são consideravelmente mais rápidos. O Core Ultra 5 226V possui gráficos integrados Intel Arc 130V mais lentos, mas o Intel Arc 140V mais rápido no Core Ultra 7 268V não é muito mais rápido.
Em geral, o EliteBook Ultra G1i é um notebook rápido para usuários exigentes, incluindo usuários corporativos, mas gamers e criadores de conteúdo podem procurar outras opções.
Bateria de Longa Duração
Como mencionado anteriormente, o Lunar Lake é projetado para priorizar a vida útil da bateria em vez do desempenho puro. Isso se confirmou nos notebooks testados. Alguns são impactados por telas OLED de alta resolução que consomem muita energia, enquanto outros com telas IPS mais eficientes competem melhor com os chipsets Apple Silicon, que permanecem os mais eficientes no geral.
O EliteBook Ultra G1i possui uma bateria relativamente pequena de 64 watt-hora, combinada com uma tela OLED de 2,8K. Essa combinação não sugere a melhor duração de bateria, mesmo com o Lunar Lake. No entanto, o EliteBook se sai muito bem. Os resultados no teste de looping de vídeo foram muito bons, com mais de 15 horas, e foi competitivo com quase 2,5 horas no exigente teste Cinebench R24.
Não se saiu tão bem no teste de navegação na web, mas foi necessário alterar a ferramenta de teste devido à depreciação da ferramenta anterior pelo Google. Usando a ferramenta anterior, o EliteBook provavelmente teria pontuado mais perto do HP OmniBook Ultra Flip 14, que possui basicamente o mesmo chipset, tela e capacidade de bateria, e que conseguiu duas horas a mais.
Esses são resultados muito fortes para um notebook com uma tela tão deslumbrante. Ele oferece um dia inteiro de trabalho, o que não é tão bom quanto o Apple MacBook Air (M4), mas ainda é muito melhor do que os notebooks Windows anteriores.
Tela e Áudio
O EliteBook Ultra G1i possui apenas uma opção de tela: um display OLED de 14 polegadas, 16:10, 2.8K (2880 x 1800) rodando a até 120Hz. Como quase todas as telas OLED, ela é espetacular, com cores brilhantes e dinâmicas e pretos profundos. Como mencionado anteriormente, há uma desvantagem na vida útil da bateria, mas o EliteBook ainda oferece uma longevidade muito boa.
O colorímetro aprovou bastante esta tela. Não é o mais brilhante, com 397 nits (a maioria das telas testadas recentemente são maiores que 400 nits), mas ainda é muito mais brilhante do que as telas de alguns anos atrás. Tem pretos perfeitos com contraste extremamente alto em 27.780:1. E suas cores são muito amplas, com 100% de sRGB, 97% de AdobeRGB e 100% de DCI-P3, com excelente precisão de cor com um DeltaE de 0,58 (menos de 1,0 é indistinguível para o olho humano).
É uma ótima tela, não importa para que você a esteja usando. Não é rápido o suficiente para trabalhos criativos exigentes, mas oferece uma ótima experiência de mídia.
O áudio é fornecido por uma configuração de quatro alto-falantes e soa muito bem. Há bom volume e médios e agudos claros, enquanto o baixo é um pouco carente, como é típico em notebooks. O áudio do MacBook Air é melhor, mas não é uma diferença tão grande.
HP EliteBook Ultra G1i: Um Notebook Excelente para Empresas, Mas um Pouco Caro para a Maioria dos Consumidores
Se você é um usuário corporativo em busca de um notebook bem construído, com ótima sensação ao toque e aparência, bom desempenho de produtividade e excelente duração de bateria, o EliteBook Ultra G1i é uma ótima escolha. Além disso, ele possui uma tela OLED espetacular.
De fato, essas são qualidades que muitos consumidores procuram. No entanto, o EliteBook vem com uma série de recursos empresariais que a maioria dos consumidores não precisa, o que eleva o preço. Portanto, se você tem dinheiro para gastar, é um ótimo notebook para consumidores, mas a maioria dos compradores provavelmente serão empresas.
Primeira: Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificiado, mas escrito e revisado por um humano.
Segunda: Via Digital Trends