A NVIDIA anunciou recentemente que a empresa concordou em adquirir a ARM Holdings, de propriedade da SoftBank, por uma quantia colossal de $ 40 bilhões, tornando-se uma das maiores aquisições globalmente no setor de tecnologia.
Agora, várias empresas chinesas de tecnologia, incluindo a Huawei, expressaram preocupações sobre o negócio aos reguladores locais, relata a Bloomberg. O relatório acrescenta que as empresas estão pressionando os reguladores para encerrar o negócio ou impor condições para garantir o acesso às tecnologias ARM às empresas chinesas.
As empresas chinesas temem que o negócio se torne mais uma arma para o governo dos Estados Unidos cortar o acesso a novas tecnologias para as empresas baseadas na China à medida que a guerra comercial EUA-China se intensifica.
Os designs e arquitetura de semicondutores da ARM são fundamentais para vários produtos, incluindo processadores para smartphones, chips de servidor, aplicativos de IA e muito mais. A China poderia exercer seu poder sobre este negócio, visto que é o maior mercado mundial de semicondutores, pois importa chips no valor de cerca de US $ 300 bilhões anualmente.
Leia também:
ESCOLHA DO EDITOR: O carregador MagSafe da Apple iPhone 12 funciona com smartphones Pixel 5 e Galaxy Z Fold 2
Desde o anúncio do acordo entre a NVIDIA e a ARM, todos esperavam que ela enfrentasse grandes questões regulatórias. Como dito, os designs e as instruções da ARM fazem parte integrante dos chipsets e com a presença da NVIDIA no mercado de chipsets, a aquisição da ARM pode dar a ela uma vantagem injusta sobre seus concorrentes, como Qualcomm e Intel, entre outros.
A fiscalização chinesa ainda não viu um pedido formal de aprovação do acordo, mas deve enfrentar oposição no país. Embora ambas as empresas – NVIDIA e ARM, tenham afirmado estar confiantes para que o negócio seja concluído, pode facilmente levar mais de um ano para obter as aprovações necessárias.