Seguindo os EUA, o governo do Reino Unido alterou sua posição sobre o uso dos equipamentos de infraestrutura de telecomunicações 5G da Huawei. Anunciado pelo Secretário Digital Oliver Dowden na terça-feira, 14 de julho, equipamentos da Huawei envolvendo 5G devem ser removidos de todas as redes de operadoras do Reino Unido até 2027, e as operadoras de rede serão proibidas de comprar novo hardware de infraestrutura 5G da Huawei após 31 de dezembro deste ano. Vale lembrar que isso poderá acontecer também no Brasil.
- Huawei diz que EUA pode atrasar implantação do 5G no Brasil por anos
- Huawei diz que EUA pode atrasar implantação do 5G no Brasil por anos
É uma reversão da decisão tomada em janeiro, quando o governo disse que os equipamentos da Huawei poderiam ser usados nas rede 5G do Reino Unido, desde que estivessem fora da estrutura “básica”.
“Essa não foi uma decisão fácil”, disse Dowden, “mas é a decisão certa para as redes de telecomunicações do Reino Unido, para nossa segurança nacional e nossa economia, agora e de fato a longo prazo.”
A decisão também diz aos provedores de rede que se afastem dos equipamentos Huawei usados em equipamentos domésticos de banda larga, e o governo quer que isso aconteça nos próximos dois anos. Os prazos fornecidos permitem que as redes investiguem alternativas, façam novos negócios e integrem novos hardwares.
No entanto, Dowden também disse que a Huawei ser expulsa da rede desacelerará significativamente o desenvolvimento do 5G no Reino Unido, afirmando que a implantação será retardada por pelo menos dois anos e a um custo de 2 bilhões de libras esterlinas, ou cerca de US $ 2,5 bilhões.
A Huawei respondeu em um comunicado publicado em sua conta oficial no Twitter HuaweiUK, dizendo:
Statement regarding UK government decision
Ed Brewster, a spokesperson for Huawei UK, said: "This disappointing decision is bad news for anyone in the UK with a mobile phone. It threatens to move Britain into the digital slow lane, push up bills and deepen the digital divide."1/4 pic.twitter.com/A0V7O1LQmr— HuaweiUK (@HuaweiUK) July 14, 2020
As especulações sobre a reversão do governo do Reino Unido em sua posição sobre a Huawei se espalharam recentemente, e a declaração oficial vem logo depois que o governo dos Estados Unidos estendeu a proibição de fabricantes americanos de trabalharem com a Huawei até 2021. A Huawei permanece na “lista negra” nos EUA que, além de outras restrições, impede o licenciamento do pacote completo de software Android do Google. Em vez disso, ele vem trabalhando em seu próprio ecossistema, incluindo uma alternativa à Google Play Store.
A Huawei contribui com a rede móvel do Reino Unido há 20 anos e tem seus equipamentos monitorados por uma equipe de pesquisa independente dedicada para garantir que a segurança não seja comprometida. A empresa negou constantemente que é uma ameaça à segurança.